Principal Mix Matinal O vídeo mostra a turba do Capitólio arrastando um policial escada abaixo. Um desordeiro espancou o oficial com uma vara hasteando a bandeira dos EUA.

Várias pessoas chutaram o oficial enquanto ele estava deitado no chão, e um homem repetidamente o acertou com um mastro de bandeira americana.

Enquanto uma multidão de manifestantes pró-Trump atacava o Capitólio na quarta-feira, um homem de chapéu branco e mochila agarrou um policial pelo capacete, arrastando-o escada abaixo. Logo, outros desordeiros chutaram e socaram o oficial, e um homem chegou a bater na figura deitada repetidamente com um mastro com uma bandeira americana.

A violência chocante contra um policial em menor número é mostrada em um vídeo publicado pela Storyful na semana passada e transmitido pela CNN no domingo. Ele se tornou viral rapidamente, obtendo mais de 1,6 milhão de visualizações no Twitter no início da segunda-feira.

A multidão do Capitólio: uma coleção violenta de queixas e desilusões

O policial visto no vídeo, bem como em outras fotos e vídeos do momento, que depois surgiram nas redes sociais, não foram oficialmente identificados. A extensão dos ferimentos que o policial sofreu no ataque não é clara. A Polícia Metropolitana de D.C. e a Polícia do Capitólio dos EUA não responderam imediatamente a um pedido de comentário sobre o vídeo na noite de domingo.

O vídeo adiciona uma nova camada de evidências que documenta a violência que manifestantes pró-Trump desencadearam durante a tentativa de insurreição no Capitólio, onde a polícia invadida tentou proteger o prédio federal. Um oficial da Polícia do Capitólio dos EUA, Brian D. Sicknick, sofreu ferimentos no incidente e mais tarde morreu, e mais de 50 outros policiais ficaram feridos. Um desordeiro foi morto a tiros pela polícia e três outras pessoas morreram em emergências médicas.

A CNN informou que o vídeo capturou a cena do lado de fora do Capitólio por volta das 16h30. na quarta-feira. Isso foi cerca de 10 minutos depois que o presidente Trump tweetou uma mensagem de vídeo se dirigindo à multidão, dizendo aos desordeiros: Nós amamos vocês. Você é muito especial.

Nós vimos o que acontece. Você vê como os outros são tratados tão mal e tão mal, Trump continuou na declaração. Eu sei como você se sente. Mas vá para casa e vá para casa em paz.

O vídeo mostra que depois que o homem agarrou o policial, puxando-o escada abaixo, outros chutaram e espancaram o policial no chão. Enquanto a multidão atacava, as pessoas gritavam U-S-A! EUA! e um homem gritou: Tire-o daqui.

Ao mesmo tempo, outras pessoas na multidão jogaram mastros de bandeira, muletas de metal e outros projéteis na polícia que estava dentro de uma arcada, tentando impedir a multidão de entrar no Capitólio.

A tentativa de insurreição e o papel de Trump em provocá-la foram amplamente condenados por funcionários, incluindo os republicanos Sens. Lisa Murkowski (Alasca) e Patrick J. Toomey (Pensilvânia), que neste fim de semana chamou Trump resignar . Os democratas da Câmara se prepararam para o impeachment de Trump esta semana, a menos que o vice-presidente Pence e o Gabinete invoquem a 25ª Emenda para removê-lo primeiro.

Depois que a maioria dos membros da turba deixou o Capitólio em busca de quartos de hotel e voos de volta para seus estados de origem, os danos causados ​​pela turba pró-Trump foram revelados por meio de fotos, vídeos e relatos em primeira mão. Janelas foram quebradas, móveis derrubados ou quebrados e escritórios do Senado invadidos. A polícia também disse eles encontraram e desativaram duas bombas perigosas perto do Capitólio.

As autoridades lançaram mais de duas dezenas de investigações de terrorismo doméstico, disse o deputado Jason Crow (D-Colorado) em um comunicado no domingo, resumindo uma conversa que teve com o secretário do Exército Ryan McCarthy. Crow disse que levantou preocupações sobre relatos de militares da ativa participando da violência na semana passada, e ele observou que os manifestantes trouxeram armas e bombas para o Capitólio.

Armas longas, coquetéis molotov, artefatos explosivos e tirantes foram recuperados, o que sugere que um desastre maior foi evitado por pouco, disse Crow.