Principal De Outros As Ilhas Turks e Caicos, um refúgio de esplendor e facilidade à beira-mar

As Ilhas Turks e Caicos, um refúgio de esplendor e facilidade à beira-mar

As ainda desconhecidas Ilhas Turks e Caicos oferecem uma fuga perfeita da rotina diária.

Nós nos apaixonamos antes mesmo do touchdown. As nuvens que haviam bloqueado nossa visão durante o vôo para Turks e Caicos se dispersaram misericordiosamente logo antes de pousarmos, e tivemos nosso primeiro vislumbre do mar radiante. Vimos a pequena ilha de Providenciales em forma de caracol se materializar no meio do oceano, deslumbrada pelos tons turquesa, água-marinha e esmeralda da água ao seu redor.

protesto em nova york hoje

Detalhes: Ilhas Turks e Caicos

Durante toda a nossa estadia, meu marido e eu fizemos questão de nunca deixar essa água fora de nossa vista. Achamos uma força tão relaxante que rapidamente cancelou o barulho da vida cotidiana.

Até então, 2013 tinha sido um ano frenético. O trabalho e a família nos levaram por todo o mundo, inclusive para destinos tão tributados como Afeganistão e Síria. Quando não estávamos viajando, nos afogamos na papelada para comprar um apartamento.

Então, compramos um destino de férias próximo, onde pudéssemos apenas deitar e aproveitar o show da natureza por um tempo. Alguns amigos que tinham acabado de voltar de férias por lá recomendaram as ainda relativamente desconhecidas Ilhas Turks e Caicos (TCI). Era o lugar perfeito, eles nos garantiram, para escapar da rotina.

Este Território Ultramarino Britânico, a cerca de 500 milhas a sudeste de Miami, consiste em 40 ilhas e ilhotas, das quais apenas oito são habitadas, abrigando um total de 30.000 residentes durante todo o ano. Como o próprio nome sugere, o TCI é composto por dois arquipélagos: a leste estão as ilhas Turcas, em homenagem ao cacto nativo da cabeça do turco, e a oeste estão os Caicos, palavra derivada de caya hico, que, na língua de os indígenas Lucayan Indians, significa cadeia de ilhas.

Providenciales, um dos Caicos, possui o maior aeroporto das ilhas e é o único centro turístico real, embora esteja muito longe de destinos superdesenvolvidos como Montego Bay, na Jamaica. Provo, como os locais chamam, tem apenas 38 milhas quadradas e, embora grande parte de seu desenvolvimento tenha acontecido apenas na última década, hoje sua infraestrutura está muito melhorada, e shoppings espalhados de baixo crescimento surgiram no interior. Há até um pequeno cassino. A magnífica costa tem um número crescente, mas ainda limitado, de belos resorts e vilas, além de bons restaurantes e bares. Estes estão concentrados na costa norte, com vista para a bela e apropriadamente chamada Grace Bay.

Durante nossa estada de nove dias, meu marido e eu fizemos inúmeras caminhadas ao longo do trecho de 12 milhas de areia branca e cintilante de Grace Bay Beach. Às vezes caminhávamos mais de uma hora em cada sentido para chegar a algum café distante à beira-mar, retornando ao nosso hotel na escuridão completa, nossos passos iluminados apenas pelas estrelas e pela lua. Sempre nos certificamos de que o pôr do sol nos encontraria em algum lugar tomando cerveja local Turk's Head ou rum Bambarra com um assento na primeira fila no oceano e aquela bola de fogo laranja mergulhando.

Como podemos ser preguiçosos e viciados em livros, boa parte do nosso tempo no TCI foi gasto nadando nas águas calmas do oceano ou plantadas em cadeiras de praia com nossas cabeças enterradas em romances policiais, nossa verdadeira obsessão de férias. Mas o mar reluzente de Grace Bay também nos levou a um Hobie Cat, um catamarã de brinquedo que nosso hotel, como a maioria dos outros, disponibilizou gratuitamente para os hóspedes. É supostamente uma embarcação que qualquer um pode navegar, tão leve e segura que é praticamente impossível afundar. Nós, no entanto, conseguimos virar a coisa cerca de 15 minutos em nosso passeio e, incapazes de endireitar, tivemos que ser resgatados, para desgosto do meu marido, por um salva-vidas em uma lancha.

Então passamos para o parapente como uma forma mais gratificante de alimentar nossa obsessão pela cor da água e de observar suas muitas tonalidades – facilmente meia dúzia – de cima. Nós nunca tínhamos feito nada assim antes, então expressamos nossas preocupações sobre a corda se romper e nós voarmos para o capitão Conrad Brown, que nos pegou em sua lancha bem em frente ao nosso hotel.

Vocês acabaram de passar pela parte mais difícil da viagem, Brown nos disse no momento em que subimos em seu barco. De mãos dadas, amarrados a um pára-quedas e balançando de um lado para o outro com cada rajada de vento, maravilhemo-nos com as vistas arrebatadoras até a outra costa e até o fundo do fundo do mar. Eu poderia jurar que vimos uma arraia gigante arrastando o fundo do mar 30 metros abaixo de nós.

Vagabundo de praia

Grace Bay não é a única praia extraordinária em Provo. Então alugamos uma scooter para explorar mais a ilha. Andar pelas estradas secundárias, com pouco trânsito e a brisa quente do Caribe pressionando nossa pele, foi uma experiência libertadora. Levou nós dois de volta à nossa juventude, aos dias de andar de scooter pelas ruas da Itália e da Índia. Embora desta vez estivéssemos usando capacetes.

Nossa primeira parada foi em Long Bay Beach. É um ganha-ganha, Larry Dworetsky, da Paradise Scooters, nos disse enquanto nos dava sua própria visita guiada não guiada pela ilha. Se houver vento, os kitesurfistas estão fora e você pode vê-los pular 30 pés no ar. Se não houver vento, essa é a praia mais bonita aqui e você tem tudo para si.

Tivemos a sorte de ter um pouco dos dois: o vento estava soprando e alguns kitesurfistas encheram o céu com suas acrobacias, mas quase não havia mais ninguém por perto.

Five Cays Beach tem a mesma areia branca e água azul-turquesa de todos os lugares de Providenciales, mas é mais um destino de comida e entretenimento. A principal característica é o Bugaloo’s, uma barraca de praia que todo mundo elogia. Fomos, sentamos com os pés enterrados na areia e bebemos ponche de rum ao som de música ao vivo.

Vocês são ótimos, o vocalista dos Island Boys, uma banda cover de Bob Marley, gritou para a multidão de turistas e moradores locais. Tão bom quanto o clima!

Também tivemos nosso primeiro gosto de concha, um grande caracol do mar que é o principal grupo de alimentos da TCI. Os bolinhos picantes de Bugaloo são imperdíveis, e o cozinheiro de 35 anos, Manno, faz questão de usar apenas a concha mais fresca. Dia após dia, ele fica sob um guarda-sol verde e se inclina sobre um grande baú de madeira cheio de gelo e conchas. Ele pacientemente tira a carne da grande concha chamativa e a limpa. Sempre que o baú esvazia, ele caminha uma curta distância na água – sapatos, shorts, camiseta e tudo – arrastando uma grande jangada atrás de si e dando um mergulho ocasional para reabastecê-la com concha.

Ao descrever esse processo para mim em uma tarde de domingo, Manno de repente extraiu um fio pegajoso e transparente de algo de uma concha e comeu avidamente. Era o órgão reprodutor do caracol, ele me disse com algum orgulho, supostamente um benefício para as proezas sexuais de um homem.

por que os americanos não podem ir a cuba

Deixando de lado os afrodisíacos locais, Provo, com suas praias e águas cintilantes e seus abundantes frutos do mar, percorreu um longo caminho para satisfazer nossa necessidade de tranquilidade. Mas queríamos ver se poderíamos nos afastar ainda mais da civilização.

Ficando perdido

North Caicos e Middle Caicos são as duas maiores ilhas. Com uma população combinada de apenas cerca de 2.500, eles também são uma vasta extensão de vegetação exuberante e parcialmente impenetrável. Chamá-los de pitorescos e de ritmo lento seria um eufemismo.

Pegue a vila de Kew, em North Caicos. Famosa por uma jumenta chamada Liza que é conhecida por vagar pelas ruas (infelizmente, nunca a vimos), Kew é tão pequena e despretensiosa que passamos por ela duas vezes antes de perceber que era isso.

Dirigindo pela única estrada de duas pistas em nosso carro alugado, paramos em várias praias onde éramos as únicas duas pessoas à vista. Foi uma sensação emocionante que eu nunca tinha experimentado antes, apesar de já ter viajado para outros destinos do Caribe.

Homem de 75 anos agredido

O porto de Mudjin, em Middle Caicos, é uma das praias mais conhecidas e um destaque. Seu nome é uma distorção do porto das Bermudas, e compreende uma sequência de enseadas esculpidas na costa e escondidas da vista por imponentes falésias calcárias. Mas ainda mais requintada era a praia de Three Marys Cays, no canto noroeste de North Caicos. Ela mal está marcada no mapa e não há placas para guiar os viajantes até ela. Andamos aos solavancos em estradas de terra por uma boa meia hora e quase nos perdemos algumas vezes. Um trio de pequenas ilhotas semelhantes a cogumelos aparentemente flutua acima da água ao lado da praia e forneceu ao meu marido um paraíso de mergulho casual.

Escassamente habitada e ainda um pouco selvagem, descobrimos que North Caicos e Middle Caicos são terras de fantasias verdadeiramente desmedidas, onde poderíamos até nos permitir sonhar em comprar um barraco na praia um dia e nos aposentar lá para escrever ao som das ondas quebrando .

Reefing it

De volta a Provo, tínhamos uma última missão antes de partir: uma viagem ao recife de coral. Anthony, vulgo Cap. Blue, que guia viagens ao recife há mais de 15 anos, nos mostrou o que é agora praticamente sua casa, uma água tão cheia de vida - alguns peixes azuis e amarelos elétricos, outros as cores de um arco-íris - que achamos difícil acreditar que não era um aquário. Um tubarão-lixa, comprido e escuro, nadou sem pressa alguns metros abaixo de nós.

Capt. Blue também nos levou cay-hopping. Cays são pequenas ilhas arenosas que ficam acima do recife. Eles se encontram em uma linha quase contínua ao norte de Providenciales, quase formando uma ponte natural para North Caicos. Alguns são desabitados, enquanto outros abrigam luxuosos resorts e mansões de celebridades como Alec Baldwin, Donna Karan e Bruce Willis.

Uma ilhota chamada Little Water é o lar de uma reserva natural e de vários milhares de iguanas, que andam sem serem incomodadas e ficam felizes em ver qualquer turista de perto e pessoalmente, beirando notavelmente perto de seus pés. (Cuidado, senhoras: elas são atraídas por unhas vermelhas!)

Enquanto estávamos sob um céu azul brilhante, cercados por vegetação exuberante, areia branca e água cristalina, disse a Anthony que na minha próxima vida não me importaria de nascer uma iguana em Little Water Cay.

Ele riu. Eu não vou voltar aqui na próxima vez, ele disse. Toda a minha vida eu assisti coisas do nível do mar. Eu não me importaria de ser uma águia para variar.

Bom para ele, pensei. Mas quanto a mim, eu não poderia imaginar me cansar de TCI.

Pasquali é um jornalista freelance baseado em Washington.

restrições de viagem no Havaí agosto 2021

Mais de Viagens:

Guia de viagem

Guia de esqui

Guia do Caribe

Somos participantes do Programa de Associados da Amazon Services LLC, um programa de publicidade de afiliados projetado para fornecer um meio de ganharmos taxas ao vincular a Amazon.com e sites afiliados.