Principal De Outros Passar a véspera de Natal em um onsen no Japão

Passar a véspera de Natal em um onsen no Japão

A família Helmer passa as férias de dezembro explorando o Japão.
O Castelo de Himeji em Himeji, no Japão, construído em 1300, é apelidado de Castelo da Garça Branca. (Colin Helder)

Nossos leitores compartilham histórias de suas divagações ao redor do mundo.

Who: Francisca Helmer (autora), seu marido, Colin Helmer, e os filhos David e Richard Helmer, todos de Bethesda.

Onde, quando, porque: Viajamos para o Japão em meados de dezembro de 2015 para visitar Richard em Akita, Japão, onde ele estava passando seu primeiro ano na Akita International University. Antes de nos juntarmos a Richard, que estava fazendo os exames finais quando chegamos, passamos uma semana e meia visitando outras cidades japonesas, incluindo Osaka, Himeji, Kyoto e Nara. Nós três nos encontramos com Richard em Akita alguns dias antes do Natal. Em seguida, viajamos juntos para Kowakubi, uma vila nos arredores de Akita, bem como Nikko, Kamakura e Tóquio, onde todos participamos das comemorações do Ano Novo Japonês.

A partir da esquerda, Colin Helmer, Richard Helmer, o autor e David Helmer se reúnem em frente à Akita International University, no Japão. (Amy Tseng)

[Interessado em compartilhar sua própria história 'What a Trip'? Aplique aqui. ]

Destaques e pontos altos: As dezenas de belos templos budistas e santuários xintoístas que visitamos foram memoráveis ​​à sua maneira. Algumas eram elaboradamente esculpidas e incrustadas de ouro, enquanto outras eram simples e discretamente elegantes; alguns eram modestos locais de culto de bairro, enquanto outros eram famosos locais de peregrinação. Todos mostravam reverência pela natureza e exemplificavam as antigas tradições e estética japonesas. Também nos apaixonamos pelo Castelo de Himeji. Entendemos por que é apelidado de Castelo da Garça Branca ao nos aproximarmos do impressionante edifício situado em uma colina com vista para a cidade.

Conexão ou desconexão cultural: As festividades de Ano Novo são importantes no Japão. Na véspera de Ano Novo em Tóquio, nos juntamos a centenas de pessoas lotadas no pátio de um templo budista à meia-noite para ouvir o sino do templo tocar 108 vezes. De acordo com a tradição budista, esse é o número de desejos malignos aos quais os humanos estão sujeitos, e acredita-se que ouvir os sinos do templo tocar muitas vezes nos livrará desses desejos. No dia seguinte, milhares de pessoas em todo o país visitam os santuários xintoístas, onde queimam incenso e realizam outros rituais para se purificarem para o Ano Novo. Nós nos juntamos a eles em vários santuários da cidade, onde aproveitamos a atmosfera do festival e muitas guloseimas saborosas sendo vendidas por vendedores de comida. Nosso favorito foi o polvo grelhado.

Maior risada ou choro: Já tinha ouvido falar das famosas máquinas de venda automática japonesas que vendem uma enorme variedade de produtos, mas por alguma razão nunca esperei que as máquinas pudessem dispensar bebidas quentes. Fiquei encantado por poder comprar café quente em lata nas máquinas de venda automática em todo o Japão, e tornou-se um hábito regular nas manhãs frias durante a nossa visita. Da mesma forma, nunca teria me ocorrido comprar o almoço em uma loja de conveniência, mas eles estocam uma grande variedade de deliciosos lanches japoneses e ocidentais que fazem refeições baratas e fáceis em qualquer lugar.

Que inesperado: A aparência um tanto esfarrapada e deprimida de Akita, uma cidade com cerca de 330.000 habitantes no norte da principal ilha do Japão, contrastava notavelmente com a vitalidade e juventude de Tóquio, com 38 milhões de pessoas em sua vasta área metropolitana. Ficamos surpresos ao ver arranha-céus vazios no centro da cidade de Akita, e na pequena vila agrícola vizinha de Kowakubi, a cerca de 32 quilômetros de Akita, vimos vários idosos, mas apenas uma criança. Ambos os lugares nos fizeram pensar nos desafios demográficos e econômicos que o Japão enfrenta hoje. As ruas, trens e metrôs de Tóquio estão cheios de pessoas de todas as idades, mas os visitantes que só veem a capital nunca saberiam que as áreas rurais do país estão enfrentando uma crise demográfica.

Melhor lembrança ou lembrança: Nossa família passou a véspera de Natal em uma tradicional pousada japonesa com fontes termais, conhecida no Japão como onsen, em Kowakubi. A pousada é um antigo edifício de madeira com quartos familiares tradicionais, onde tapetes de tatame são colocados para os hóspedes todas as noites. Havia lua cheia naquela noite e tomamos banho em uma piscina externa alimentada pelas fontes termais naturais. O vapor subia da água mineral quente e leitosa para o ar frio e claro da noite enquanto a lua iluminava as árvores ao redor. Depois, comemos um tradicional banquete japonês de vários pratos. Embora alguns dos pratos eram estranhos para o nosso paladar ocidental, eles foram todos lindamente preparados e o gerente foi tão gentil e ansioso para agradar que todos nós apreciamos a refeição. Na manhã seguinte, nossa anfitriã deu a cada um de nós um par de pauzinhos embrulhados para presente de Natal. Foi um feriado mágico.

Mais de Viagens:

O trem bala do Japão tornou esta cidade bem preservada mais acessível do que nunca

cadáver encontrado em miami hoje

As pistas, a neve e os preços fazem do Japão uma viagem de esqui digna

Poucos americanos sabem sobre este misterioso e remoto vale no sul do Japão

Para nos contar sobre sua viagem, acesse washingtonpost.com/travel e preencha o formulário What a Trip com suas melhores lembranças, melhores momentos e fotos favoritas.

Somos participantes do Programa de Associados da Amazon Services LLC, um programa de publicidade de afiliados projetado para fornecer um meio de ganharmos taxas ao vincular a Amazon.com e sites afiliados.