Principal De Outros Uma viagem de barco nas Granadinas, com uma curva de aprendizado íngreme

Uma viagem de barco nas Granadinas, com uma curva de aprendizado íngreme

Eles eram novatos em um veleiro no mar, mas ao final de 10 dias, eles sentiram que tinham dominado.

Quando soube pela primeira vez que os pais da mulher com quem eu estava namorando compraram um catamarã de 38 pés e planejavam dar a volta ao mundo em alguns anos, tenho que admitir, uma vozinha dentro da minha cabeça sussurrou:

Jackpot.

Isso não apenas significava que Roxy quase certamente herdou o gene mais importante do conjunto – o gene da aventura – mas também significava que talvez, se eu jogasse minhas cartas corretamente, eu pudesse velejar naquele barco algum dia. Foi assim que nesta primavera descobri o esporte emocionante e viciante que é deslizar pelos mares à mercê do vento. E também aprendi a melhor parte: como os donos do barco ainda estão aprendendo a exercer esse ofício, pude ser de grande ajuda, tanto primeiro imediato quanto marinheiro, tornando a viagem ainda mais gratificante.

cidade mais racista de nós

Minhas duas últimas viagens de barco são memórias cada vez mais confusas: uma rápida viagem de 4 de julho no barco de 25 pés de um amigo no Fern Ridge Reservoir em minha cidade natal de Eugene, Oregon, a outra uma viagem angustiante na Baía de Tomales, no norte da Califórnia, em a idade de 8 anos, com um pai com uma inclinação talvez muito forte para a aventura e ventos da tarde que fizeram tudo o que podiam para me afundar na água e me manter lá.

Portanto, seria compreensível se eu abordasse uma viagem de 10 dias em São Vicente e Granadinas liderada por um casal de marinheiros novatos com alguma apreensão. Mas não havia nada disso; nem quando reservamos o voo para as Granadinas, nem quando embarcamos no Vento Astral, nem quando saímos do porto pela primeira vez. Eu não estava nada além de eletrificada, do início ao fim. E todos nós (obviamente) sobrevivemos à viagem.

Um residente mal-humorado das ilhas Granadinas perfeitas. (Winston Ross)Dias de descanso

Nossa viagem começou na Lagoa Azul, o porto de São Vicente, com uma apresentação ao afável e experiente marinheiro Raymond, um nativo de São Vicente que concordou em nos acompanhar nos primeiros dias, para ter certeza de que todos sabíamos o que estávamos fazendo. Nos reunimos com ele nas docas, coletamos alguns conselhos sobre que tipo de rum deveríamos pegar e depois fomos ao centro da cidade para coletar suprimentos.

Quando voltamos ao navio, o café da manhã estava pronto: outro morador desceu o cais com um saco de rotis, a versão caribenha de burritos, comidos a qualquer hora do dia.

Então veio uma inspeção do Vento Astral, que em retrospectiva deveria ter nos deixado um pouco nervosos sobre nos aventurarmos no Caribe. O gato deveria ter sido equipado com uma nova vela, mas a empresa de amarração não conseguiu instalá-la. As escotilhas acima da cozinha estavam vazando e coladas com fita adesiva. A grelha de propano e o gerador eólico não estavam funcionando. Nem o rádio VHF.

Por razões que não tenho certeza se algum de nós realmente parou para entender naquele momento, partimos de qualquer maneira. Aaron, o pai de Roxy e nosso capitão, disse mais tarde que achou que conseguiríamos resolver o problema enquanto estávamos no mar, e estávamos todos ansiosos para entrar na água. Percorremos um longo caminho para chegar lá. Então assistimos ao primeiro de nada menos que oito incríveis e únicos pores-do-sol na água, bebemos ponche de rum e adormecemos.

Naquele primeiro dia, nosso destino era Bequia, cerca de 10 milhas náuticas ao sul. Com Raymond efetivamente comandando o show, eu fiquei fora do caminho, jogando dominó e bebendo piña coladas fortes com rum com Roxy. Chegamos a Bequia em poucas horas e Raymond me ensinou a ancorar. Compramos pargo fresco de um homem em um longo esquife de madeira que nos recebeu no porto, depois fomos de carro até a cidade para uma refeição de bolinhos de concha e mahi mahi e depois voltamos ao Vento Astral, no escuro, para nossa primeira noite a bordo. Pedaço de bolo, naquele primeiro dia.

Nosso próximo destino era Mustique, um refúgio de férias para os ricos e famosos como Mick Jagger, Príncipe William e Kate e Tommy Hilfiger. Mustique é uma ilha tão exclusiva que a fotografia é desencorajada, disse Raymond, presumivelmente para evitar que paparazzis perseguem o local.

Com Raymond como nosso cobertor de segurança, continuei um passageiro preguiçoso e tomando banho de sol naquele segundo dia também, imaginando que seria útil quando eles precisassem de mim. Chegamos a Mustique facilmente, contratamos um táxi para visitar as mansões das celebridades, nos esparramamos na mundialmente famosa Macaroni Beach, gritamos com o ataque de um enorme caranguejo terrestre que pensávamos estar morto e bebemos cocos que Raymond havia escalado algumas palmeiras próximas para arrancar e jogar para mim.

Navegar ou não navegar

No dia seguinte, estávamos sozinhos. Raymond subiu a bordo de outro catamarã no caminho de volta para St. Vincent, e traçamos um curso para Tobago Cays, um parque nacional marinho a cerca de 30 quilômetros de distância enquanto o pelicano voa.

A curva de aprendizado foi vertiginosa, mas eu estava ansioso para escalá-la. Triangulando nosso curso com uma carta, um guia das ilhas e um dispositivo GPS, partimos para Catholic Rock, um tiro direto de Mustique que nos transportou para a ilha de Canouan antes de sabermos que precisávamos fazer uma curva difícil para o porto (que resta) a caminho das Cays.

Para barcos equipados com motores, como os dois motores diesel Yanmar a bordo do Astral Wind, existem basicamente duas maneiras de navegar. Ambas as técnicas começam da mesma maneira: ligue os motores imediatamente ao deixar o porto e aponte o barco ao vento! macacos preguiçosos que ajudam a armar a vela na subida. Uma vez que o principal está no ar, você desenrola o genoa jib, a vela principal na frente (proa) do barco, para mais potência e controle.

Então vem um ponto de decisão: você sai do porto, ou sai a motor, manobra para a posição e depois corta os motores, contando apenas com a brisa? A última abordagem é mais segura, mas mais cara, porque queima diesel. O primeiro é a verdadeira vela. É a parte que faz seu coração disparar.

Novato atrevido que sou, convenci Aaron cedo e muitas vezes para cortar esses motores e navegar. Donna, sua esposa, era (compreensivelmente) mais cautelosa, e nós dois nos tornamos demônio e anjo em cima dos ombros de nosso capitão, incitando-o a ser mais imprudente ou mais cuidadoso. Meu abandono foi ainda mais temerário porque ainda não tínhamos descoberto como fazer o rádio VHF funcionar. Se tivéssemos atingido uma pedra em algum lugar, teríamos apenas um pequeno telefone Nokia para usar para pedir ajuda.

sua reserva não pôde ser completada airbnb
Na tacada certa

Em nosso primeiro dia sem a orientação de Raymond, fizemos do jeito de Donna, entrando em posição e contando com o vento apenas quando um tiro certeiro estava à nossa frente. Para virar à esquerda em direção às Cays, ligamos novamente os motores e deslizamos facilmente para o porto. Compramos pão de banana e barracuda do primeiro pescador que nos recebeu, e eu mergulhei na água para nadar com meia dúzia de arraias que chegaram imediatamente para inspecionar o barco. Na manhã seguinte, subimos a bordo do bote e seguimos para a ilhota mais próxima, que abriga um santuário de tartarugas verdes, dezenas delas nadando pacificamente em todos os lugares que olhávamos, roendo bocados de grama submersa.

Embora essa abordagem quase garantisse que evitaríamos encalhar em qualquer rocha à espreita abaixo da superfície, ela nos deixou com a barriga como marinheiros, especialmente no que diz respeito a um dos elementos mais desafiadores da vela: a amarração.

Virar é como um veleiro vira para a esquerda e para a direita. Teoricamente, é um processo fácil: o vento enche a vela principal, mantida no lugar por uma série de linhas, a bombordo ou estibordo, alimentando o barco. Para virar, um marinheiro solta o cano principal de sua posição segura, vira o barco até que o vento encha o outro lado da vela e então um marinheiro (eu) corre para amarrá-lo naquele ponto. Fácil o suficiente, certo?

Exceto que, nas primeiras vezes que tentamos, não percebemos que a virada precisava acontecer de maneira dramática, esperando até que houvesse tanto vento empurrando o outro lado da vela que, uma vez que a soltamos, a vela principal se encaixaria Lugar, colocar. Feito de forma morna, a vela serpenteia da esquerda para a direita, e as linhas se agitam ao vento, pendurando-se em qualquer coisa em seu caminho.

pode viajar sem ser vacinado

Depois de algumas manobras desleixadas, percebi como poderia prevalecer mais na minha vela amigável, menos motor na batalha com a mãe de Roxy. Precisávamos de mais prática nisso, argumentei. E se os motores morressem? Devemos dominar a arte de tachar para estarmos prontos para qualquer coisa.

Então, no dia seguinte, na vela de volta para Bequia, treinamos. Chegamos ao porto cedo o suficiente para ter a tarde inteira para matar, indo e voltando. Fomos desajeitados no começo, e eu saía do Caribe com as bolhas nas mãos para provar isso, as marcas de tentativas fúteis de me agarrar a uma linha que estava se afastando rápido demais para eu encurralar. Mas depois de três ou quatro tentativas, nós dominamos. Aaron virava o barco, deixando a vela encher contra o vento enquanto eu me preparava para soltar a linha. Eu esperaria até o momento perfeito, e então thwap! A vela disparou em sua nova posição e nós a travamos no lugar. Nós éramos mestres do mar.

Andar sobre as aguas

Até que chegamos de volta a São Vicente. Como naquela noite queríamos dormir no porto e não no cais, atracamos na baía, o que significava conectar uma linha a uma bóia afixada no fundo arenoso. Meu trabalho era içar a bóia o suficiente para fora da água para que eu pudesse passar uma linha por ela, mas isso exigia que Aaron guiasse o gato perfeitamente na posição e depois o mantivesse lá. Toda vez que eu chegava perto o suficiente para começar a enrolar a linha no lugar certo, o barco se afastava o suficiente para me fazer jogar a bóia de volta na água. Tentei segurá-lo com um gancho de barco, depois o joguei na água também. Felizmente, um dos trabalhadores das docas saiu para resgatar o gancho e nos amarrar. Estávamos em segurança no porto mais uma vez.

Leva um tempo para se acostumar a andar na terra depois de 10 dias no mar. O chão flutua abaixo de você como se fosse a água e você está de alguma forma andando na superfície. Mas o ajuste mais difícil foi deixar aquele barco em primeiro lugar. Até então, eu queria passar o resto da minha vida nisso.

Ross é um ex-correspondente nacional da Newsweek e do Daily Beast que agora trabalha como freelancer no Oregon. Seu site é winstonross.wordpress.com .

Mais de Viagens:

Guia de viagem

Guia de esqui

Guia do Caribe

Somos participantes do Programa de Associados da Amazon Services LLC, um programa de publicidade de afiliados projetado para fornecer um meio de ganharmos taxas ao vincular a Amazon.com e sites afiliados.