Principal De Outros Uma ilha relativamente pouco desenvolvida no continente de Porto Rico oferece solidão (em meio a bombas não detonadas)

A praia turística e de classe mundial de Culebra costumava ser um alvo militar.
Um tanque militar americano abandonado, uma lembrança colorida do passado da ilha, repousa nas ondas da Praia Flamenco, em Culebra, Porto Rico. Até meados da década de 1970, os militares dos EUA usavam algumas das ilhas para prática de artilharia e bombardeio. (Erin Williams/Para o Washington Post)

A placa amarela de um metro e meio de altura no portão de arame não dizia apenas Perigo: Proibido invadir em letras maiúsculas. Ele também tinha uma imagem em preto e vermelho de uma bomba e o aviso Explosivos – munições não detonadas em inglês e espanhol. No entanto, eu me espremi pela abertura do portão. Meu marido, Andrew, me seguiu pelo caminho até a praia de Carlos Rosario.

Não precisamos necessariamente tomar essas medidas para encontrar a solidão em Culebra, parte de um arquipélago de 23 ilhas na costa leste de Porto Rico. Cerca de um quarto do arquipélago é um refúgio nacional de vida selvagem administrado pelo Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA. Até meados da década de 1970, os militares dos EUA usavam algumas das ilhas para prática de artilharia e bombardeio. Hoje, a maioria das áreas de refúgio de Culebra está fora dos limites por causa de seus ecossistemas delicados – ou munições não detonadas.

Bonita e relativamente pouco desenvolvida, a ilha proporcionou um descanso bem-vindo da lotada Washington para um longo fim de semana. E porque estávamos dispostos a fazer as trilhas menos percorridas (verificamos com um guarda florestal antes de passar por aquele sinal de alerta), fomos capazes de ir de um ambiente sereno para outro, alcançando uma experiência quase completamente desconectada.

Fora da grade

Dois dias antes, Andrew e eu tínhamos saído de San Juan para Culebra em um avião de oito lugares. Enquanto subíamos e descíamos no voo acidentado de 35 minutos, observei os subúrbios de Porto Rico desaparecerem e nossa sombra deslizar sobre as ilhotas 2.500 pés abaixo.

Alugamos uma casa de um quarto no topo de uma colina no sudoeste de Culebra, atraídos pela listagem da propriedade, observando que a vila estava totalmente fora da rede. De fato era: Três tanques coletavam água da chuva e painéis solares forneciam eletricidade. Como só tínhamos acesso móvel esporádico, abandonei meu telefone em uma gaveta.

Veleiros pontilham a Baía de Fulladoza em Culebra. (Erin Williams/Para o Washington Post)

Nós acessamos nossa pequena vila por uma entrada tão íngreme que nosso jipe ​​parecia pronto para cair na Baía de Fulladoza salpicada de veleiros abaixo. Ficava longe o suficiente de Dewey, a única cidadezinha de Culebra, para que as rãs coqui espiando produziam os únicos sons noturnos.

companhias aéreas americanas voando com bebê

Na primeira noite, apaguei as luzes e sentei-me no deck para observar o céu expansivo. Dois morcegos mergulharam sob o telhado, caçando mosquitos. Admirava meus companheiros noturnos e os barcos enluarados que flutuavam na baía, tão envolvidos com meu entorno e com o momento presente, que não precisei ficar ligado em mais nada.

Na manhã seguinte, descemos a estrada precária e passamos por Dewey até o canto noroeste da ilha, onde um estacionamento quase vazio e uma concessão em ruínas receberam os visitantes do ponto turístico mais famoso de Culebra: Flamenco Beach.

A vila isolada do autor com vista para a baía calma em Culebra. Os painéis solares fornecem eletricidade e os tanques de água armazenam a água da chuva. (Erin Williams/Para o Washington Post)

O flamenco é inegavelmente lindo. Ele aparece regularmente nas listas das principais praias do mundo; em fevereiro, TripAdvisor avaliado é o oitavo melhor do mundo. Seu crescente branco de um quilômetro e meio abraça uma baía clara e calma. Apenas a concessão e um pequeno hotel interrompem as palmeiras que ladeiam a areia. Pelicanos e atobás mergulham na água.

Mesmo quando os ônibus cheios de excursionistas de fim de semana descarregam no Flamenco, há espaço para todos. Durante nossa visita de um dia de semana, talvez uma centena de pessoas se espalharam pela areia.

No extremo oeste do Flamenco, dois tanques antigos, relíquias dos exercícios militares, descansam na praia. Um senta-se em um monte gramado perto da areia; outro, em quebradeiras sob palmeiras. As algas aderidas a este último ondulam nas ondas, e a maquinaria em decomposição se destaca em um contraste absurdo contra o céu e a areia. O graffiti transformou esses cascos outrora letais em instalações de arte surreais, um lembrete colorido do passado controverso da ilha.

Uma trilha rochosa ao longo de uma praia na costa oeste de Culebra. (Erin Williams/Para o Washington Post)Areia e solidão

Os guias mencionam a trilha para a Praia Carlos Rosario, mas a maioria dos visitantes não percebe o portão escondido em um canto sombreado do estacionamento do Flamenco. Em meu espanhol desajeitado, perguntei a um guarda florestal próximo se deveria me preocupar com o sinal de Perigo. Embora alguns guardas florestais recomendem uma rota costeira mais longa que seja definitivamente livre de explosivos, ele respondeu (em inglês sorridente): Vá em frente – vocês serão os primeiros na praia hoje! Vai estar quente, então certifique-se de ter bastante água.

Além do portão, a caminhada até Carlos Rosario foi de 20 minutos. A grama alta enchia o caminho bem trilhado, mas os únicos perigos eram queimaduras solares, mosquitos. . .e talvez munições vivas. Por isso, tomamos cuidado para não entrar nos arbustos.

À medida que nos aproximávamos da praia, árvores de flores amarelas ofereciam panoramas escondidos do mar. Observei o chão, tomando cuidado para não pisar em caranguejos eremitas vermelhos e roxos que atravessavam o caminho. A grama diminuiu, e saímos suados e enlameados das árvores.

Éramos as únicas pessoas na costa paradisíaca. Em ambas as direções, a areia branca brilhava ao sol. Colinas verdes mergulhavam na água azul. A cada pequena onda, pedrinhas chegavam à praia e tilintavam de volta.

Caminhamos ao longo da beira da água, ao longo de pilhas de corais branqueados pelo sol e rochas negras, até encontrarmos a árvore perfeita. Colocamos algumas toalhas à sua sombra. Mais tarde, uma dúzia de outros visitantes se juntariam a nós, mas, por enquanto, tínhamos nosso próprio pedacinho do Caribe.

Na manhã seguinte, atravessamos a ilha, passando por um refúgio de vida selvagem e casas espalhadas entre as colinas. Na entrada da Zoni Beach, placas pintadas à mão alertavam os visitantes noturnos para longe das áreas de nidificação de tartarugas-de-couro e tartarugas-de-pente.

Estávamos sozinhos no trecho de ondas suaves na extremidade leste de Culebra, mas eu já havia providenciado uma fuga para um local ainda menos frequentado. Um fornecedor local havia deixado um caiaque para duas pessoas para uma viagem de um dia a Culebrita, uma ilha de 2,5 quilômetros quadrados, a menos de 3 quilômetros de Culebra, que faz parte do refúgio nacional de vida selvagem. O Farol Culebrita, um dos mais antigos do Caribe, coroa seu topo em glória decrépita.

Subimos no caiaque de plástico - um resistente sit-on-top tão largo que parecia impossível virar. Enquanto remávamos de Zoni, uma brisa salgada ondulava a água. Uma água-viva magenta pulsava em sua superfície. Os peixes dispararam sob o barco. Deslizamos sobre os recifes, observando os corais e os fãs do mar passarem sob o caiaque como as ilhotas sob o avião.

Uma praia em Culebrita, uma pequena ilha na costa de Culebra. (Erin Williams/Para o Washington Post)

Apenas um punhado de pessoas visita a Culebrita todos os dias, e hoje não foi exceção. Nós puxamos nosso barco para uma praia deserta cercada por árvores densas que subiam a encosta até o farol algumas centenas de metros acima, escondidos pela folhagem. Era um refúgio ideal para uma sesta no meio da manhã. Nenhuma outra alma estava à vista.

No regresso a Zoni, o vento aumentou, empurrando-nos para Culebra. As ondas batiam na costa. Permanecendo nas ondas, esperamos uma pausa e remamos para a praia. Então uma onda subiu debaixo de mim. Eu pairei em sua crista por um momento terrível, e a proa subiu no ar e mergulhou na água. Esses caiaques não são tão difíceis de virar, pensei enquanto voei para fora do barco e a onda bateu na minha cabeça.

golden gate park são francisco ca

Quando me levantei, Andrew já estava vindo em minha direção.

Parece que você sofreu um acidente de trem, disse ele.

Meu cabelo grudou no meu rosto, meu protetor estava amassado sob meu colete salva-vidas, meu short estava virado quase para trás e meus joelhos sangraram. Uma família próxima, fazendo um piquenique na praia agora povoada, assistiu com diversão enquanto eu me arrastava para a praia e me sentava em uma pilha encharcada, mas satisfeita.

Foi uma queda deselegante de volta à civilização – e provavelmente uma boa prática para retornar às águas agitadas da vida não-Culebra.

Uma versão anterior desta história se referia incorretamente a San Juan, Porto Rico, como San Jose, Califórnia. O texto foi atualizado.

Williams é um escritor baseado em Washington.

Mais de Viagens:

Guia de viagem

Guia de esqui

Guia do Caribe

Se você for Onde ficar

Confira VRBO ( www.vrbo.com ) e HomeAway ( www.homeaway.com ) para obter uma lista de sites de aluguel de temporada na ilha de Culebra.

Onde comer

Restaurante e Bar Mamacita

Rua Castelar 66

é a United Airlines servindo álcool

787-742-0090

www.mamacitasguesthouse.com

Sente-se à beira do riacho ao crepúsculo e observe os tarpões nadando na água e os morcegos caçando mosquitos. Entradas $ 15 - $ 25.

Vibra Verde

3 Praça do Mercado

787-909-4094

www.facebook.com/vibraverdeculebra

Smoothies, sopas e sanduíches para café da manhã e almoço a partir de . Apenas a dinheiro.

Tacos do Zaco

Rua Pedro Marquez 21

787-742-0243

onde fica a paz

www.zacostacos.com

Tacos, burritos e muito mais por menos de US$ 10 em um ambiente tranquilo ao ar livre.

O que fazer

Culebra Snorkeling and Dive Center

Mercado

787-435-3662

apoio emocional animal voo internacional

www.culebrasnorkelingcenter.com

Oferece aluguel de caiaque (US$ 40/dia) e aluguel de pranchas de remo (US$ 75/dia), além de passeios e uma loja de varejo que vende equipamentos de praia e snorkeling.

Mergulhadores Culebra

Rua Pedro Marquez nº 4

787-742-0803

www.culebradivers.com

Esta loja de mergulho com serviço completo em frente ao terminal de balsas oferece passeios de mergulho (a partir de US$ 60), passeios de mergulho (a partir de US$ 85) e aulas de mergulho.

Em formação

www.islaculebra.com

- AI CREDO.

Somos participantes do Programa de Associados da Amazon Services LLC, um programa de publicidade de afiliados projetado para fornecer um meio de ganharmos taxas ao vincular a Amazon.com e sites afiliados.