Principal Nacional Missouri executa homem cujos defensores dizem ter deficiência intelectual

Missouri executa homem cujos defensores dizem ter deficiência intelectual

O papa e os membros do Congresso pediram o fim da execução de Ernest Lee Johnson, que seus defensores consideraram inconstitucional. correção

Uma versão anterior deste relatório dizia que a execução de Walter Barton ocorreu em 2019. Foi em maio de 2020.

O Missouri executou um homem em uma ação que os defensores dizem ser inconstitucional porque o prisioneiro do corredor da morte tinha deficiência intelectual.

Ernest Lee Johnson, 61, foi declarado morto após uma injeção letal às 18h11. Hora central na terça-feira em uma prisão estadual em Bonne Terre, Missouri, depois que o governador Michael L. Parson (R) disse na segunda-feira que ele não iria intervir e a Suprema Corte dos EUA negado uma moção do advogado de Johnson para uma suspensão na terça-feira. O Departamento de Correções de Missouri confirmou a execução e compartilhou sua declaração final, na qual ele expressou remorso pelo assassinato de três pessoas em 1994 e agradeceu àqueles que o apoiaram.

Jeremy Weis, o advogado de Johnson, não respondeu imediatamente ao pedido de comentário do The Washington Post na noite de terça-feira.

Missouri está programado para executar Ernest Johnson. Os legisladores e o papa querem que sua vida seja poupada.

taxa de bagagem com excesso de peso da american airlines

O Vaticano e dois membros do Congresso do Missouri instaram Parson a conceder clemência.

Sua Santidade deseja colocar diante de vocês o simples fato da humanidade do Sr. Johnson e da sacralidade de toda a vida humana, escreveu o Arcebispo Christophe Pierre, embaixador do Vaticano nos Estados Unidos em 1º de outubro.

Naquele dia, os Reps. Cori Bush e Emanuel Cleaver II, ambos democratas do Missouri e membros do Congressional Black Caucus, peticionou Pároco para impedir a execução, dizendo que a pena de morte perpetua o mesmo ciclo de violência e trauma contra os negros que a escravidão e o linchamento perpetuaram antes.

A execução de Johnson seria um grave ato de injustiça, escreveram Bush e Cleaver.

Johnson, que é negro, recebeu uma sentença de morte em 1995 por assassinar três trabalhadores durante um assalto a uma loja de conveniência um ano antes em Columbia, Missouri. Suas vítimas - Mary Bratcher, 46, Mable Scruggs, 57, e Fred Jones, 58 - foram espancadas com um martelo de garra, e seus corpos foram escondidos em um refrigerador, disseram os promotores.

mulheres que concorreram à presidência 2020

Suprema Corte de sete membros do Missouri recusou unanimemente para interromper a execução de Johnson, escrevendo em sua decisão de maio que as lembranças de Johnson do crime que mais tarde ele retransmitiu a um médico ilustram a capacidade de Johnson de planejar, criar estratégias e resolver problemas - ao contrário de uma descoberta de inteligência submédia substancial.

Os defensores de Johnson argumentaram que ele mostrou sinais de deficiência intelectual desde o nascimento e que sua deficiência ficou mais aguda desde uma cirurgia de 2008 para remover parcialmente um tumor cerebral, junto com até 20 por cento do tecido cerebral de Johnson. O resultado deixou Johnson sujeito a convulsões e o levou este ano a solicitar a execução por um pelotão de fuzilamento porque temia ataques dolorosos de drogas injetáveis ​​letais.

Embora o uso da pena de morte tenha diminuído por décadas, os oponentes estão trabalhando para apressar seu fim.

A maioria dos estados aplica a pena de morte. Poucos realmente realizam execuções.

Os oponentes liberais dizem que se trata de um sistema imperfeito e repleto de preconceitos raciais, enquanto um pequeno, mas crescente número de detratores conservadores o denuncia como desperdício e exagero do governo. Um Pew Research Center pesquisa em junho, descobriu que 60 por cento dos adultos dos EUA apóiam a execução de pessoas condenadas por assassinato, uma ligeira redução em relação a dois anos antes.

Os advogados de Johnson e outros defensores argumentam que, em 2002, o A Suprema Corte dos EUA considerou inconstitucional executar pessoas com deficiência intelectual, independentemente dos detalhes do crime.

O tribunal superior, no entanto, deixou a tarefa de determinar o limite de deficiência intelectual para os estados, criando divergências sobre a definição e os critérios.

A lei do Missouri define deficiência intelectual como limitações substanciais no funcionamento geral, o que pode levar a baixos índices de QI, dificuldades de comunicação e desafios com o autocuidado e uma vida independente.

Weis disse que Johnson atendeu a todas as definições legais e clínicas de deficiência intelectual e pontuou entre 67 e 77 em testes de QI ao longo dos anos, uma faixa que está abaixo e dentro do limite geralmente reconhecido como deficiência intelectual.

A execução de Johnson foi a primeira do estado desde maio de 2020, quando Walter Barton, de 64 anos, foi morto por injeção letal na primeira execução no país durante a pandemia de coronavírus.

Consulte Mais informação

Um promotor está tentando rejeitar condenações por maconha depois que uma revisão perdeu cerca de metade dos casos elegíveis

quais países europeus estão abertos

Compras para o jantar, depois tiros: ataque a supermercados de Tenn. Vidas viradas de cabeça em 'questão de minutos'