Principal De Outros Apresentando meus filhos à Grécia de seus avós

Apresentando meus filhos à Grécia de seus avós

Havia ruínas antigas e praias lindas, mas o que eles lembram é a conexão humana.
Nuvens de tempestade escurecem o céu acima do templo do Partenon, no topo da colina da Acrópole, em Atenas. (Alkis Konstantinidis/Reuters)

Boro na eho nero? minha filha diz, experimentando uma de suas frases gregas com o homem atrás do pequeno bar do lobby do Athens Gate Hotel. Posso ter água? Ela está pedindo a mesma coisa que todos os outros turistas querem nesta tarde de julho de 36 graus, mas ela recebe uma pequena lição de idioma ao lado. Ena boukali, ele diz devagar e deliberadamente enquanto o entrega. Garrafa.

Ela aceita a água e a nova palavra do vocabulário com um sorriso agradecido. Este é um negócio sério para o meutrêscrianças que, aos 9, 11 e 13 anos, partiram para nossa viagem de duas semanas à Grécia ansiosas para mergulhar na história e na cultura do país que dois de seus avós chamaram de lar.

Desde o nascimento, eles foram alimentados com uma dieta constante da cultura, história e mitologia gregas – para não mencionar muita comida com infusão de alho e limão – mas eles não foram para a Grécia desde que eram bebês, então eles está animado para experimentar a coisa real pelo que equivale à primeira vez. Junto com outras quatro famílias – todas com filhos – decidimos passar alguns dias em Atenas e depois uma viagem para Creta, a maior ilha da Grécia.

Para nos prepararmos, as crianças e eu passamos algum tempo com um CD de língua grega, repetindo frases alegremente e jogando nosso grego desajeitado com meus sogros e meu marido que fala grego, Spiro. Quando partimos, podemos perguntar onde fica o banheiro, pedir alguns itens do cardápio e declarar: Não, senhor, não falo grego, uma frase que esperamos não empregar.

Turistas tiram foto com pau de selfie em frente ao Partenon, no topo da Acrópole. (Louisa Gouliamaki/AFP via Getty Images)

É a viagem que quase não foi. Nas semanas anteriores à nossa partida, o quase colapso fiscal da Grécia hipnotizou o mundo e nos fez pensar se deveríamos cancelar. Spiro e eu passamos dias acompanhando febrilmente notícias sobre caixas eletrônicos vazios e possível escassez de alimentos e remédios. As crianças, sentindo que as férias dos seus sonhos virariam fumaça, nos importunaram por atualizações, e todos trocamos cumprimentos quando um resgate de última hora permitiu que a Grécia reabrisse seus bancos. Com garantias de nossos hotéis e de amigos na Grécia de que a cena no terreno era normal, nossa viagem estava em andamento.

Chegamos a Atenas no meio de uma pequena onda de calor, carregando dinheiro suficiente para cobrir comida, táxis e outras despesas por duas semanas. Nos próximos três dias, subiremos ao topo da Acrópole para nos maravilharmos com o imponente Parthenon, passaremos por uma sufocante viagem de ônibus hop-on hop-off para uma visão geral da cidade e caminharemos pelo Monte Lycabettus, onde estamos recompensado com uma vista deslumbrante da cidade. Visitamos o Museu da Acrópole de primeira linha e no Museu Arqueológico Nacional de Atenas nos aprofundamos na história do país.

A uma curta caminhada do nosso hotel fica o bairro superturístico de Plaka, onde procuramos bugigangas e a camisa de futebol grega que meu filho está desejando. É aqui que encontramos o único restaurante climatizado da nossa viagem. Na verdade, é um pátio com um ar-condicionado externo que parece mais um ventilador, mas estamos agradecidos mesmo assim, e enquanto estamos bebendo os últimos pedaços de souvlaki e salada de queijo feta, enxotamos as crianças alegremente quando um garçom acena em direção à borda da área de estar. De alguma forma, tínhamos perdido a placa na frente que prometia quebrar placas (eles nos colocaram no ar condicionado), mas logo percebemos o antigo costume, agora reservado principalmente para turistas, e as crianças alegremente quebram placas na calçada.

Além de alguns restaurantes que exigiam pagamento em dinheiro, não vimos sinais de crise fiscal e, no quarto dia, partimos para Creta, pegando um voo de manhã cedo para a maior cidade da ilha, Iraklion (também escrito Heraklion) , onde retiramos nosso carro alugado. Com mais de 160 milhas de ponta a ponta, Creta é grande demais para ser explorada completamente nesta viagem, mas compilamos uma lista de desejos que esperamos oferecer uma amostra de sua generosidade: montanhas escarpadas, praias lindas, aldeias simples, cidades históricas e sítios arqueológicos que oferecem um vislumbre da civilização primitiva.

Começamos com Knossos, um elaborado palácio minoico cuja história remonta a cerca de 2000 a.C. Com conexões míticas com as histórias do Rei Minos, Teseu e Minotauro, Dédalo e Ícaro, é imperdível para meus filhos amantes da mitologia.

Enquanto caminhamos pelos restos do palácio, sou grato por termos chegado cedo - mais uma hora e o calor teria sido insuportável - mas me chutando por pular a visita guiada. Um dos adultos do nosso grupo pega seu smartphone em um valente esforço para brincar de guia turístico assistido pela Internet, mas todos nós somos um pouco agressivos desde o início, então em pouco tempo Spiro está contrariando o diálogo oficial com sua própria turnê, que envolve alienígenas e uma festa de dança. As crianças, claro, adoram.

Visitantes caminham entre ruínas parcialmente reconstruídas da antiga cidade minóica de Cnossos, na ilha de Creta. (Sean Gallup/Getty Images)

Na hora do almoço, estamos indo para o oeste ao longo da costa norte de Creta. Por capricho, paramos no Taverna Synolakis, um restaurante familiar com uma vista sublime do Mar de Creta lá embaixo. A essa altura, meus filhos estão pedindo ousadamente todas as refeições em grego - um esforço recebido com sorrisos encantados - e meu filho, que em seus primeiros anos rejeitava qualquer comida que não fosse empanada, frita e apresentada em forma de pepita, está devorando polvo grelhado, ventosas e tudo.

Ao sairmos, descobrimos que nosso carro não liga. Mas um dos donos do restaurante pula no banco do motorista para solucionar problemas, enquanto nossa garçonete diverte as crianças pegando uma cigarra e colocando-a suavemente em suas mãos para que elas vejam. O carro logo está funcionando e com boas ondas e agradecimentos, partimos para o nosso hotel, que fica em um longo trecho de praia a oeste da cidade de Chania.

A área, uma das favoritas dos pacotes turísticos e dos amantes do sol, é um aglomerado de hotéis de médio porte, bares e lojas de souvenirs. Embora seja um pouco turístico demais para o nosso gosto, nosso grupo o escolheu como ponto de partida para explorar o oeste de Creta e porque pode acomodar nosso grande número. Ainda assim, somos lembrados enquanto percorremos a estrada lotada à beira-mar que obter o melhor de Creta envolve aventurar-se, bem longe dos resorts.

Nosso primeiro esforço é uma viagem congestionada até o porto veneziano de Chania. Estacionamos o carro nas proximidades e, enquanto estamos caminhando para o porto, Spiro vê um restaurante com o que ele pensa ser um bando de gregos alimentando seus filhos. Em pouco tempo, estamos sentados sob as árvores, desfrutando de copos gelados de cerveja Mythos, cordeiro assado e legumes assados ​​e ouvindo música bouzouki ao vivo. Aqui, como em quase todos os restaurantes que visitamos, a refeição termina com um prato de melancia de cortesia e, para os adultos, uma dose de raki, bebida alcoólica também conhecida como tsikoudia. Estamos todos de bom humor enquanto caminhamos pelas ruas sinuosas até a frente do porto, que brilha magicamente ao sol poente.

Passamos o dia seguinte explorando a península a leste de Chania de barco com nosso grupo de amigos. Somos apenas nós e outra família no dia seguinte, enquanto viajamos para Elafonissi, cujas águas azul-turquesa e areia tingida de rosa muitas vezes a colocam nas listas das melhores praias do mundo. Chegar lá envolve uma viagem de 90 minutos em uma estrada de duas pistas que atravessa as montanhas e desce até a costa sudoeste. Embora remota, Elafonissi é conhecida por atrair multidões, então decidimos partir no final da tarde e estamos muito satisfeitos em ver os ônibus cheios de excursionistas a caminho de casa. A combinação de grandes ônibus e curvas cegas cria alguns momentos difíceis, mas a recompensa são algumas horas felizes em uma praia de classe mundial não muito lotada.

Um dia depois, Spiro e nossos dois filhos mais velhos acordam cedo e embarcam em um ônibus para outra aventura nas montanhas: caminhar pelo Desfiladeiro de Samaria, com 16 quilômetros de extensão. A temperatura está programada para chegar aos 90 graus, então meu filho de 9 anos e eu ficamos no hotel. Nós não ouvimos de Spiro até tarde da noite, quando ele manda uma mensagem para dizer: Nós sobrevivemos. . .apenas mal. Não é até a manhã seguinte que ouço os detalhes da jornada de um dia inteiro: a busca pelo esquivo kri-kri (cabra da montanha), o caminho cheio de pedras que giram o tornozelo, o alívio da água fresca da nascente coletados em fontes de pedra cobertas de musgo e, finalmente, a corrida por uma praia de seixos quente para um mergulho misericordioso no Mar da Líbia.

nós cidadãos viajamos para a europa

A vista de uma caverna em um festival de praia em Matala, a vila costeira de Creta que ficou famosa durante a era hippie. (AFP/via Getty Images)

Depois do café da manhã, partimos com duas das famílias do nosso grupo, atravessando o centro de Creta através de montanhas de calcário, passando por pequenas aldeias com mesas de taverna plantadas esperançosamente ao lado da estrada e quilômetros de oliveiras acocoradas em fileiras tortuosas. Nosso objetivo é Matala, uma cidade litorânea localizada ao longo da costa centro-sul - em parte porque é perto da cidade natal da família da minha cunhada, mas também porque é uma praia distinta, cercada por falésias surpreendentemente bonitas com cavernas provavelmente cavadas pela primeira vez na Idade Neolítica, depois usado como túmulos romanos e mais tarde como ponto de encontro hippie (agora é um sítio arqueológico). Uma árvore esculpida descolada na entrada da cidade e a praça central colorida atestam a vibração boêmia. À noite, as falésias são brilhantemente iluminadas, dando à cidade um ar de encantamento. Não é nem de longe tão desenvolvido quanto os resorts de Chania – os hotéis aqui são decididamente baratos, com taxas de cerca de US$ 50 por noite – mas mesmo assim ainda é mais um ponto turístico do que uma vila de pescadores. Isso realmente funciona bem para nós. Temos uma série de restaurantes para escolher, uma praia com Bandeira Azul (certificada como limpa e segura) e nossa parada matinal favorita, a Bakery Zouridakis, cujas longas vitrines de vidro são empilhadas com spanakopita, tiropita e mais variações de baklava do que eu sabia que existiam.

Participantes do Matala Beach Festival dançam na vila de Matala, ao sul de Heraklion. (AFP/via Getty Images)

Para vencer o calor e as multidões, passamos as primeiras horas da manhã explorando, com uma caminhada até a isolada Red Beach, onde encontramos areia macia e água azul cristalina e refrescantemente fria, e uma curta viagem de carro até a igualmente linda Kommos Beach. (Ambos as praias são amigáveis ​​para nudistas, mas os nadadores de terno eram de longe a maioria em nossas visitas.)

Nós tivemos uma experiência turística típica até agora, então ficamos emocionados quando a família da minha cunhada convida nosso grupo para jantar em sua vila, Pombia. Quando chegamos, as crianças colhem laranjas no pátio e depois nos acompanham para um passeioum trio decasas de família, incluindo o original com mais de 100 anos. Eles recebem uma lição de história com um toque pessoal enquanto a família conta histórias dos soldados alemães que se alojaram lá durante a Segunda Guerra Mundial – tempo suficiente para pintar um retrato de sua própria cidade natal na parede – e do herói cretense do século 19, Michail Korakas. , que lutou contra o Império Otomano e cuja casa de família fica ao lado.

Não podemos deixar a área sem uma visita ao sítio arqueológico de Festo, onde não encontramos guias turísticos, mas placas surpreendentemente informativas que nos ajudam a imaginar o palácio minoico em seu apogeu. Os melhores artefatos de Festo não estão alojados aqui, porém, antes de sairmos de Creta, fazemos uma rápida visita ao Museu Arqueológico de Heraklion, lar de uma série de achados notáveis ​​de Creta, incluindo o disco de Festo, um círculo enigmático cujos símbolos permanecem indecifráveis. este dia.

De volta a Atenas para uma última noite, passeamos pela antiga ágora e perguntamos às crianças seus momentos mais memoráveis ​​da viagem. A lista é bastante previsível: o Parthenon, a praia, Festos e Knossos, as caminhadas. Mas, enquanto eles falam sobre seus favoritos, fico um pouco surpreso, embora não devesse, quando meu filho me conta uma conversa que teve em grego hesitante com uma mulher no trabalho na padaria Zouridakis. Não era muito: ela perguntou se ele era grego, qual era o nome dele, de onde ele era. Mas enquanto ele conta esse simples momento de conexão, posso dizer que é um que ele não esquecerá.

E ele mal pode esperar para compartilhá-lo com seus avós.

Mais de Viagens:

10 Syngrou Ave., Atenas

011-30-210-9238-3023

athensgate.gr

Uma visão estelar do Acrópole , que fica a uma curta caminhada. Quartos limpos e tranquilos a partir de US$ 168 com excelente buffet de café da manhã incluído.

Onde comer

Taverna Synolakis

Estrada Nacional Rethymnon, Iraklion, Creta

casal st louis guns manifestantes

011-30-28-3409-4228

Cozinha cretense simples, mas deliciosa, por cerca de US$ 6 a US$ 15.

O Mylos tou Kerata

Platanias, Chania, Creta

bangor, maine to bar, maine

011-30-28-2106-8578

www.mylos-tou-kerata.gr

Culinária tradicional cretense e mediterrânea em um ambiente autêntico, incluindo um moinho de água do século XIV no pátio. Entradas $ 10 a $ 34.

O que fazer

Caminhada pelo Desfiladeiro de Samaria em Creta

www.visitgreece.gr/en/nature/canyons

A entrada para o desfiladeiro de 10 milhas custa US$ 6 (US$ 3 para estudantes). O ônibus de Chania até o ponto de partida da caminhada, o Planalto de Omalos, custa US$ 15 ida e volta. No final da caminhada, Agia Roumeli , no Mar da Líbia, você tem a opção de pegar um barco para Sougia ou Hora Sfakion (US$ 11) e dirigir ou pegar um ônibus de volta para Chania. Passeios de ônibus particulares podem ser reservados em muitos resorts, de US$ 33 a US$ 45.

Palácio de Knossos

Knossos Ave., Iraklion, Creta

011-30-28-1023-1940

www.odysseus.culture.gr

Sítio arqueológico da Idade do Bronze. Aberto das 8h às 20h, diariamente. Cerca de US$ 6, grátis para crianças. Bilhete conjunto para Knossos e o Museu Arqueológico de Heraklion nas proximidades, cerca de US $ 12.

Em formação

www.visit-greece.gr

— C.B.A.

Somos participantes do Programa de Associados da Amazon Services LLC, um programa de publicidade de afiliados projetado para fornecer um meio de ganharmos taxas ao vincular a Amazon.com e sites afiliados.