Principal Viajar Por Na Islândia, uma imersão geotérmica é a melhor cura para tudo

Na Islândia, uma imersão geotérmica é a melhor cura para tudo

Moradores e viajantes encontram comunidade e relaxamento na abundância de piscinas geotérmicas da Islândia.

Banhistas na nova Sky Lagoon fora de Reykjavik. Os edifícios das termas são cobertos com relva, há muito um material de construção tradicional num país onde as árvores são escassas. (Jen Rose Smith para o Washington Post)

Uma versão anterior desta história identificou erroneamente o Laugarvatn Fontana Spa como os Myvatn Nature Baths. A história foi atualizada.

Pisando nas águas até a cintura de Lagoa do Céu , eu vi formas borradas através do vapor rodopiante. Mulheres de bochechas rosadas passavam segurando telefones e copos de cerveja no alto quando entrei no spa geotérmico que abriu em junho nos arredores de Reykjavik, na Islândia.

WpObtenha a experiência completa.Escolha seu planoSeta para a direita

Ainda atordoado de um vôo noturno, eu tinha ido ao spa com minha mãe sempre intrépida, minha companheira de viagem para uma viagem de duas semanas de van. Uma profusão de água quente e toalhas brancas é minha panacéia em qualquer lugar do mundo – estou tão feliz em uma casa de banho de Budapeste quanto em um hammam marroquino – mas essa versão era inconfundivelmente islandesa.

Os vestiários escuros e semelhantes a cavernas levavam a piscinas ladeadas por paredes de rocha de lava, refletindo a paisagem devastada por vulcões ao redor da capital. Os banhistas à beira da água observavam a fumaça saindo da erupção Geldingadalir, que estava fumegando e fluindo há meses. Lajes de relva coberta de grama em edifícios de spa de baixa inclinação.

A história do anúncio continua abaixo do anúncio

É uma ode à cultura balnear islandesa, disse Dagny Petursdottir, gerente geral da Sky Lagoon, explicando que o banho público está no centro da vida social do país. Spas como o Sky Lagoon são populares entre grupos de colegas de trabalho, um barman me disse mais tarde naquele dia; é formação de equipe em trajes de banho. Mesmo as menores cidades têm suas próprias piscinas públicas neste país insular quase ártico, assombrado por todos, desde crianças em idade escolar até aposentados. Nas profundezas do campo, placas de beira de estrada apontam para fontes termais naturais borbulhando direto da terra.

Felizes após a imersão e de olho no clima frio na previsão, decidimos procurar todos os spas, piscinas e fontes que pudéssemos encontrar.

A nova rota de condução da Islândia explora o norte remoto

E nós fizemos: Uma noite nublada no Spa Laugarvatn Fontana , um spa à beira do lago ao longo da famosa círculo de Ouro de carro, observamos jovens mães bebericando cerveja em copos de plástico enquanto seus filhos brincavam nas proximidades. A cada poucos minutos, um banhista entrava no lago gelado e depois corria, tremendo, de volta às piscinas quentes. Ao meu lado, um casal de idosos de mãos dadas debaixo d'água.

por que os voos são tão caros agora 2021

As piscinas são a esfera pública mais interessante do país, disse Valdimar Hafstein, professor de folclore e etnologia da Universidade da Islândia que estuda a cultura balnear islandesa. Os islandeses tendem a ser reticentes entre aqueles que não conhecem, disse Hafstein. Exceto quando você está sentado na banheira de hidromassagem da sua piscina local - então você conversará com qualquer um e todos. É onde estranhos se encontram.

Em Laugarvatn, fiz minha jogada. Você vem aqui frequentemente? Perguntei ao casal ao meu lado. No verão, gostamos de ir ao spa e tomar sol, disse a mulher, com o couro cabeludo rosado sob o cabelo ralo. Mas geralmente nós apenas vamos à nossa piscina local.

A história do anúncio continua abaixo do anúncio

Se quase todo mundo na Islândia tem uma piscina local, disse Hafstein, que está desenvolvendo uma exposição sobre piscinas islandesas para o Museu de Design e Arte Aplicada fora de Reykjavik, é por causa de uma tentativa desesperada de um século para salvar vidas de islandeses em meio a uma crise repentina.

Ao mesmo tempo, o povo islandês - então governado pela Dinamarca - era obrigado por lei a viver em fazendas. Isso criou uma perpétua subclasse de trabalhadores agrícolas com experiência marítima limitada, disse Hafstein. Quando as regras mudaram no final do século 19, alguns trabalhadores partiram para o litoral para ganhar a vida em barcos de pesca a céu aberto.

A maioria deles não sabia nadar, disse Hafstein. As pessoas estavam se afogando pelas pontuações. Está na minha própria história familiar também. Meu bisavô se afogou junto com três de seus filhos, à vista de sua esposa e filhos mais novos. A menos de 15 metros da costa, mas ninguém sabia nadar. As autoridades islandesas decidiram que todas as crianças do país insular deveriam aprender. Nas décadas de 1920 e 1930, a natação era uma parte obrigatória da escola, e as sociedades e municípios locais de natação estavam construindo piscinas em todo o país.

A história do anúncio continua abaixo do anúncio

Em um dia uivante e ventoso em Stykkisholmur, uma cidade portuária na Península de Snaefellsnes, nos abrigamos na piscina pública enquanto assistíamos crianças com toucas nadando correndo para cima e para baixo nas vielas estreitas. As aulas de natação ainda são obrigatórias e os dias na piscina são parte integrante da vida de muitos.

Um guia local para Reykjavik, Islândia

Fui criado na piscina, que era meu playground, disse Jon Karl Helgason, cineasta cujo documentário Piscinas na Islândia , que se traduz em piscinas na Islândia, estreia no país neste inverno. Desde então, frequento a piscina todos os dias há quase 60 anos.

Helgason foi a cerca de 100 piscinas enquanto filmava o documentário. Como o que visitamos em Stykkisholmur, a maioria é aquecida por água quente retirada de baixo da terra. A Islândia é um dos países com maior atividade vulcânica do mundo e, embora as erupções sejam um perigo ocasional, a energia geotérmica mantém as luzes acesas, as casas aconchegantes e as piscinas aquecidas.

A história do anúncio continua abaixo do anúncio

Essa água quente abundante também é uma grande atração turística. Entre os sites mais proeminentes do país está Lagoa Azul , um spa artificial com aquecimento geotérmico, onde as algas naturais tingem a tonalidade de um picolé de framboesa azul. No dia em que visitamos, o vapor das piscinas borrou o céu nublado acima, criando uma cúpula sobrenatural de neblina branca. Os visitantes faziam fila para pegar gotas de lama mineral para esfregar rostos e braços.

Pedi indicações para o bar de um grupo de mulheres que passava carregando copos de plástico de vinho. Eles apontaram o caminho em um coro estimulante de vogais de Long Island. Alegres e um pouco bêbados, eles eram amigos de férias juntos pela primeira vez desde a pandemia. Engolindo em uma bica que escoava água fresca da parede, uma do grupo gritou: São geleiras derretidas, meninas!

Mais tranquilas são as fontes termais rústicas e naturais espalhadas por todo o país. A água é mais quente no centro da Islândia, uma área geologicamente jovem onde água escaldante irrompe da terra em intervalos regulares. O Westfjords A região, no canto noroeste da Islândia, é geologicamente mais antiga, mais distante daquele magma fresco. Lá, encontrei banheiras de hidromassagem rústicas em temperaturas perfeitas de Cachinhos Dourados.

A história do anúncio continua abaixo do anúncio

Perto do meu acampamento à beira do rio em Heydalur, uma fazenda em Westfjords com acampamento, cabanas, estábulos e restaurante, a água jorrava do subsolo para banheiras fumegantes do lado de fora de uma estufa. No interior, árvores frutíferas pendendo de uma pequena piscina quente; selas e rédeas guardadas nas proximidades davam ao quarto úmido um agradável cheiro de cavalo.

No século 12, o bispo Gudmundur Arason abençoou essas fontes termais, disse Stella Gudmundsdottir, a pequena matriarca de cabelos brancos de Heydalur. Ele estava abençoando tudo, na verdade — penhascos, lagoas, o que fosse, disse Gudmundsdottir. Mas ele também abençoou a piscina quente, então as pessoas acreditavam que era sagrada.

Depois do jantar e de um mergulho na estufa, atravessei um rio raso e um prado cheio de flores até uma fonte termal simples cercada por pedras. Flores borbulhavam em caules finos na beira do lago possivelmente sagrado. Flutuei com os olhos fechados contra o sol da meia-noite.

A maioria das nascentes de Westfjords, é claro, não se beneficia de bênçãos oficiais. Mas eles são um refúgio para viajantes em um país onde o clima selvagem e imprevisível faz parte do charme.

A história do anúncio continua abaixo do anúncio

Dentro Piscina quente de Reykjafjardarlaug , perto da aldeia de Bildudalur, ficamos aquecidos sob a superfície enquanto uma ventania açoitava o fiorde próximo em espuma. Após uma tempestade noturna, vimos o sol emergir de uma piscina bem acima do mar em Talknafjordur. Certa vez, pegamos um caroneiro tcheco úmido que havia chegado à estrada após três dias de caminhada entre os picos. Espiando pelo pára-brisa chuvoso, ele disse: Agora é hora de ir para a piscina.

E outro dia, na costa sul de Westfjords, vestimos roupas de banho úmidas na van, depois corremos pelo ar frio para Hellulaug , uma piscina termal à beira-mar contida por uma pilha de rochas cobertas de musgo. Nós nos juntamos a um punhado de alegres turistas bávaros marinando na água morna.

De férias após um inverno agonizante, o grupo estava explorando a Islândia em vans, parando para ficar nas fontes termais sempre que podiam. Eles estavam partindo em breve. Em poucos dias, eles disseram, voltariam aos hospitais e clínicas alemães onde trabalham.

vai haver outro desligamento
A história do anúncio continua abaixo do anúncio

Nós conversamos e deslizamos mais fundo na banheira de poleiros de pedra. O que faremos sem piscinas quentes quando chegarmos em casa? alguém perguntou em voz alta, falando por todos nós.

Smith é um escritor baseado em Vermont. O site dela é jenrosesmith. com . Encontre-a em Twitter e Instagram : @jenrosesmithvt.

Observe

Os viajantes em potencial devem levar em consideração as diretrizes de saúde pública locais e nacionais em relação à pandemia antes de planejar qualquer viagem. As informações de aviso de saúde de viagem podem ser encontradas no mapa interativo dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, mostrando recomendações de viagem por destino e o CDC página de aviso de saúde de viagem .

Mais de Viagens:

Na Holanda, explorando o Mar de Wadden — a pé

Saboreando o mítico mar Egeu em um pequeno cruzeiro na Grécia

Por que as caminhadas matinais são a melhor maneira de os viajantes explorarem novos lugares

Se tu vais

Onde ficar

Heydalur

011-354-456-4824

heydalur.is/pt

Um vale idílico com piscinas quentes, camping, acomodações simples, cavalgadas e outras atividades campestres. O restaurante no local serve cordeiro e truta locais tenros de um lago próximo, ou você pode caminhar até o Lago Ausuvatn nas proximidades para pescar por conta própria. Quartos individuais cerca de US$ 118 por noite de junho a meados de setembro, US$ 91 de meados de setembro a maio. Riverside camping cerca de US $ 12 por pessoa para adultos, grátis para jovens com menos de 15 anos.

O que fazer

Lagoa do Céu

A história continua abaixo do anúncio

Porto de Karsnes, Kopavogur

quando é o dia dos mortos
Propaganda

011-354-527-6800

skylagoon.com

Este spa geotérmico à beira-mar nos arredores de Reykjavik é o mais novo spa do país e uma alternativa menor e mais silenciosa à Lagoa Azul. Aberto diariamente das 11h às 23h. De 1º de julho a 31 de agosto, de segunda a quinta-feira, das 13h às 20h. e de sexta a domingo, das 13h às 21h. 1 de setembro a 31 de maio. Os horários de junho ainda não foram anunciados. Admissão de cerca de US $ 79 por pessoa para o pacote Pure Pass, incluindo o Ritual do Céu , com mergulho frio, sauna e esfoliação corporal. Acesso apenas à piscina cerca de US$ 55.

Spa Laugarvatn Fontana

Laugarvatn

011-354-486-1400

fontana.is

por que os colchões de hotel são tão confortáveis

As banheiras de hidromassagem à beira do Lago Laugarvatn variam de escaldante a agradavelmente morna e tudo mais. Uma passarela de madeira leva ao próprio lago gelado, ou você pode se refrescar com um banho de balde antes de visitar as saunas com janelas panorâmicas com vista para a água. Toalhas, trajes de banho e roupões disponíveis para aluguel. Aberto diariamente das 11h30 às 21h30. Adultos cerca de US$ 31 por pessoa; Jovens de 13 a 16 anos e adultos com 67 anos ou mais cerca de US$ 16; crianças menores de 12 anos grátis. A padaria geotérmica no local serve pão de centeio assado no subsolo usando calor geotérmico; assista aos padeiros puxarem o pão do chão em um tour por cerca de US$ 13.

Lagoa Azul

Grindavik

011-354-420-8800

bluelagoon. com

Vastos campos de lava ao redor da água azul brilhante aqui fazem você se sentir como se estivesse tomando banho em Marte. Embora muito popular e às vezes lotada, a Lagoa Azul continua incrivelmente bela. As visitas de um dia custam cerca de US$ 48 por pessoa, incluindo uma toalha, máscara de lama de sílica e uma bebida do bar aquático. Acesso ao Retreat Spa mais exclusivo - cujas piscinas mais silenciosas estão fechadas para visitantes de admissão geral - a partir de cerca de US$ 387. Crianças até 13 anos grátis. Aberto diariamente das 9h às 21h. agosto a dezembro; horas de janeiro a julho ainda não foram anunciados. A cerca de 20 minutos do Aeroporto Internacional de Keflavik, o Blue Lagoon tem dois hotéis no local.

Fontes termais de Westfjords

011-354-450-8060

westfjords.is/pt/experiências/coisas para fazer/tomar um mergulho

As fontes termais mais básicas de Westfjords, incluindo Reykjafjardarlaug e Hellulaug, não cobram entrada. Alguns têm vestiários básicos e chuveiros no local. Os islandeses levam a higiene na natação a sério, e os visitantes devem se esfregar sem roupa de banho antes de entrar na água sempre que possível. Traga sua própria toalha. Livre.

Em formação

visiticeland. com

J.S.

A pandemia de coronavírus interrompeu as viagens domésticas e ao redor do mundo. Você encontrará os últimos desenvolvimentos emwww.washingtonpost.com/coronavirus