Principal Mix Matinal Ele queria voltar para casa nas Torres Champlain. Sua namorada queria que ele ficasse. Ela pode ter salvado sua vida.

Erick De Moura deveria estar em casa na noite do colapso das Torres Champlain. Em uma decisão de última hora, ele decidiu dormir na casa da namorada.

Erick De Moura acordou por volta das 5h30 de quinta-feira para usar o banheiro. Ele estava na casa de sua namorada - uma ocorrência rara em uma noite da semana - e entrou na cozinha para pegar seu telefone.

Foi quando ele viu todas as ligações e mensagens de texto.

Um texto em particular se destacou - era de Rochelle, supervisor do porteiro de seu prédio na Collins Avenue em Surfside, Flórida, perguntando se ele estava bem.

Oh, meu Deus, você está vivo, Rochelle disse a De Moura, 40, quando ela atendeu seu chamado.

O que você quer dizer com estou vivo? ele respondeu em uma névoa sonolenta.

a vacina astrazeneca é de qual país - ISTOÉ DINHEIRO

O prédio desabou, ela disse.

Então veio a sensação de naufrágio, a confusão e a negação. Talvez ela quisesse dizer que uma parede caiu ou que havia água em sua unidade, ele pensou.

O que você quer dizer com o prédio desabou? Disse De Moura.

JoJo's Bizarre Adventure: Stardust Crusaders - Wikipedia

Rochelle então enviou uma foto dos escombros e destroços que já foi sua casa.

No que ele descreve como um milagre, De Moura foi poupado do colapso das Torres Champlain South, que custou a vida de nove de seus vizinhos, com cerca de 150 ainda desaparecidos.

Essa noite foi incomum. Eu ia sair da casa de Fernanda para ir para casa tomar banho e morrer, disse De Moura, referindo-se à namorada, Fernanda Figueiredo, em entrevista ao The Washington Post.

‘Eles estavam em suas varandas, gritando’: Os minutos finais no Champlain Towers South

De Moura, natural do Brasil, alugava um apartamento no 10º andar há cerca de três anos. Ele passava quase o dia todo no apartamento, onde dirigia seu negócio de vendas. Ele conhecia muitos de seus vizinhos, sempre trocando gentilezas, sorrisos e fofocas ocasionais sobre um novo residente.

Na quarta-feira, De Moura trabalhou de casa como sempre, enquanto uma panela de feijoada, um cozido brasileiro, fervia na cozinha. Vestido com shorts e uma camisa do Brasil, ele saiu de casa com o prato por volta das 18h15. e foi para a casa de Figueiredo assistir ao jogo Brasil x Colômbia com outros dois casais e seus filhos.

Depois, foram para o quintal para jogar futebol, mas sabiam que a noite havia acabado quando a bola caiu no canal do quintal de Figueiredo. De Moura saltou para recuperá-lo e entrou para levar os convidados para fora.

Brasil nos Jogos Pan-Americanos de 2019 - Wikipédia

As pessoas estavam entrando em seus carros e eu disse: ‘Vou para casa também’, disse De Moura.

Enquanto as equipes de busca e resgate continuam procurando por sobreviventes, as famílias ficam presas à espera de notícias sobre seus entes queridos. (Drea Cornejo, Alice Li / The Washington Post)

Ele teve uma sessão de treino pessoal pela manhã e não estava com as roupas. Mas Figueiredo, 47, insistiu para que ele ficasse e jogou as roupas encharcadas na secadora enquanto tomava banho.

O casal ficou acordado um pouco, conversando e tomando cervejas antes de dormir depois da 1h. De Moura estima que adormeceu cerca de 30 minutos depois - quase ao mesmo tempo que seu prédio desabou no chão.

De Moura acordou algumas horas depois e foi buscar o telefone, lembrando-se de programar o despertador para a manhã seguinte.

Ele nunca mais voltou a dormir.

O engenheiro alertou sobre 'grandes danos estruturais' anos antes do colapso do prédio do condomínio na Flórida

Ao saber do desabamento do condomínio, De Moura acordou Figueiredo e contou-lhe a novidade. Ela tremia e chorava enquanto De Moura, ainda em estado de choque, saltou em seu carro e dirigiu para casa.

Eu simplesmente não conseguia acreditar no que meus olhos estavam vendo, disse ele. Era simplesmente inacreditável ver o lugar em que você morou nos últimos três anos e ligou para casa, sabe, no chão daquele jeito.

São Jorge Castle - Wikipedia

Desde então, De Moura diz que se sente entorpecido, zangado e confuso. Ele ainda não chorou.

Down to Earth (álbum de Ozzy Osbourne) - Wikipedia

Me sinto como se estivesse em um sonho, disse De Moura. Eu sinto que estou em um filme. Eu estou em um filme ruim.

Ele se sente atraído pelo local da catástrofe. Ele tem ido duas vezes por dia, apenas parado ali e esperando que a qualquer momento alguém lhe diga que é seguro ir para casa. Exceto que sua casa não existe mais.

Eu me senti seguro lá, disse De Moura. É o único lugar que conheço em Miami.

De Moura disse que conhece duas das vítimas citadas, uma delas é Cassondra Stratton, cujo marido ouviu seus gritos ao telefone enquanto o prédio desabava acima dela. Outro amigo do prédio sobreviveu e eles se conectaram no hotel onde os residentes estão hospedados. Ela tinha ficado com sua família na quarta-feira à noite.

Surfside aumenta a investigação sobre a causa do colapso do edifício, com mais quatro corpos identificados

De Moura ainda está tentando processar o quão perto esteve da morte. Ele observou que nem uma única pessoa que vivia nas unidades diretamente acima e abaixo foi encontrada.

Ele diz que seus pensamentos são desorganizados demais para compreender a sequência de eventos daquela noite. Como tudo se encaixou perfeitamente para convencê-lo a ficar, incluindo o jogo de futebol do Brasil que o trouxe para a casa de Figueiredo e as roupas encharcadas.

Para mim, para Fernanda, isso é definitivamente um milagre, disse De Moura. Este é um ato de Deus.

Artigos Interessantes