Principal Mix Matinal O polêmico perdão de um governador libertou um assassino. Uma nova condenação federal pode mandá-lo de volta à prisão.

Patrick Baker, 43, foi condenado pela segunda vez por matar um homem em um roubo fracassado de drogas.

Patrick Baker saiu da prisão como um homem livre em dezembro de 2019 depois de cumprir uma fração da pena de 19 anos que recebeu por fingir ser um marechal dos EUA, roubar uma mulher grávida com uma arma e matar seu marido.

Beneficiário de um perdão do governador cessante de Kentucky Matt Bevin (R), Baker nunca mais poderia ser acusado no tribunal estadual. A Constituição dos EUA proíbe o governo de julgar alguém pelo mesmo crime duas vezes. Baker celebrou sua nova liberdade agradecendo ao governador por seu corajoso perdão e declarando sua inocência em uma coletiva de imprensa .

Foi uma surpresa maravilhosa ... um ótimo presente de Natal antecipado, disse ele aos repórteres na época. Ainda estou meio descrente.

É quase como um sonho.

Mas a proteção contra a dupla penalidade se aplicava apenas ao sistema de justiça criminal do estado de Kentucky. Por causa do doutrina de soberanos separados - um conceito enraizado no fato de que os governos federal e estadual são entidades diferentes, cada um com seu próprio código legal - os promotores dos EUA eram livres para perseguir Baker.

Eles o fizeram e, na quarta-feira, um júri federal condenou Baker, 43, por cometer assassinato em primeiro grau durante um crime de tráfico de drogas. Depois de um julgamento de duas semanas, os jurados deliberaram por cerca de seis horas e então deram seu veredicto de culpado.

A juíza distrital dos EUA, Claria Horn Boom, deve condenar Baker em dezembro. Os promotores não buscam a pena de morte, mas Baker pode pegar prisão perpétua.

Nenhum dos três advogados listados para Baker nos registros do tribunal respondeu a um pedido de comentário do The Washington Post, mas um deles, o advogado de Louisville Steve Romines, disse ao Courier-Journal que seu cliente iria apelar. Sentimos que havia evidências de que deveria ter sido admitido que não foi, ele disse ao jornal .

Os casos estaduais e federais resultam de um incidente em 9 de maio de 2014, no qual Baker, se passando por um marechal dos EUA, invadiu a casa de Donald L. Mills Jr., de 29 anos, e o matou a tiros. Durante o roubo, ele também manteve a esposa grávida de Mills e seus filhos sob a mira de uma arma enquanto saqueava sua casa em busca de pílulas de oxicodona.

Baker foi preso uma semana após o tiroteio. Ele foi julgado, condenado e sentenciado mais de três anos depois, no final de 2017. Em 2018, o Tribunal de Apelações do estado revisou seu caso e decidiu por unanimidade que a evidência da culpa de Baker era esmagadora.

Mas a sorte de Baker melhorou no ano seguinte. Em novembro de 2019, Bevin perdeu sua candidatura a um segundo mandato para o desafiante democrata Andy Beshear após uma campanha muito disputada. Mais de 1,4 milhão de votos foram lançados em uma eleição que Beshear venceu por um pouco mais de 5.000 votos.

Entre a derrota eleitoral em 5 de novembro e seu último dia no cargo cinco semanas depois, Bevin emitiu centenas de indultos - vários deles controversos. A de Baker era especialmente assim, visto que sua família havia realizado uma arrecadação de fundos para o governador, arrecadando $ 21.500 para sua campanha .

E a família de Baker teve ajuda para forçar seu caso por um perdão. Meses antes de Bevin deixar o cargo, um banqueiro proeminente e um dos maiores doadores republicanos do estado incitou o governador a perdoar Baker, os relatórios do Courier-Journal .

Gostaria de renovar minha recomendação para que ele receba um perdão para governador, o banqueiro, Terry Forcht, escreveu a Bevin em 4 de junho de 2019, de acordo com o jornal. Continuo acompanhando sua história e acho que ele seria um bom candidato. Eu conheço sua família e ainda sinto que ele mudou sua vida.

Forcht havia organizado uma campanha de arrecadação de fundos para a reeleição de Bevin menos de dois meses antes, arrecadando US $ 33.150 para sua campanha.

Bevin pegou fogo de todos os lados para a farra do perdão. O presidente do senado estadual, um colega republicano, condenou as ações de Bevin como uma farsa e perversão da justiça. Mitch McConnell, que era o líder da maioria no Senado dos EUA na época e que continua sendo um dos políticos mais poderosos do Kentucky, disse a repórteres que não aprovava os perdões de Bevin.

Parece-me totalmente inapropriado, disse McConnell.

Bevin defendeu os perdões, dizendo que os emitiu com base nos méritos, após revisar centenas de páginas de transcrições do tribunal e milhares de cartas. Suas decisões não tinham nada a ver com política ou dinheiro, disse ele.

Depois de ser libertado da prisão, Baker deu uma entrevista coletiva em Lexington em 17 de dezembro de 2019. Seus advogados disseram que pensavam que a Polícia Estadual de Kentucky estragou a investigação sobre a morte de Mills e que seu verdadeiro assassino não foi levado à justiça, a Associated Press relatou .

Eu não matei Donald Mills e minha família não pagou por minha libertação, disse Baker em um comunicado na época.

Baker também abordou como pode ser um futuro fora da prisão , pelo menos no curto prazo. Ele disse aos repórteres que não tinha um emprego marcado porque o perdão foi uma surpresa, mas que planejava procurar um depois do Ano Novo.

Vou manter minhas opções em aberto agora, disse ele, e ver onde as coisas vão.

'O Bom Doutor': Temporada 2 - FormulaTV

Artigos Interessantes