Principal Nacional Juiz da Flórida bloqueia a aplicação da lei antimotim apoiada por DeSantis

Juiz da Flórida bloqueia a aplicação da lei antimotim apoiada por DeSantis

DeSantis não está tendo uma ótima semana no tribunal. Um juiz hoje se aliou a um grupo chamado Dream Defenders, a ACLU e outros que processaram o estado por causa da lei HB1 que DeSantis e a legislatura estadual deram prioridade máxima neste ano. O juiz concedeu liminar que os grupos pediram, dizendo que o estado não pode fazer cumprir a nova lei até que todo o caso seja decidido.

Em uma segunda derrota no tribunal esta semana para o governador da Flórida, Ron DeSantis, um juiz federal na quinta-feira reprimiu uma das principais peças da legislação do governador ao bloquear a aplicação de uma chamada lei anti-motim, dizendo que gelava a liberdade de expressão.

O juiz distrital dos EUA, Mark Walker, escreveu que a nova definição de DeSantis de 'motim' é vaga e excessivamente ampla e criminaliza vastas faixas do discurso central da Primeira Emenda.

DeSantis (R) fez da aprovação da medida sua principal prioridade na sessão legislativa de 2021. Ele e a legislatura controlada pelos republicanos buscaram a lei em resposta aos massivos protestos pelos direitos civis que ocorreram em todo o país em 2020 após o assassinato de George Floyd por um policial de Minneapolis.

Margarita del Reinu Xuníu - Wikipedia

Embora reconheça que a maioria dos protestos na Flórida foi moderada, DeSantis disse em abril que estava feliz em assinar a mais forte lei anti-motim e pró-aplicação da lei do país.

Vários grupos processaram rapidamente, incluindo Dream Defenders e American Civil Liberties Union. Os grupos disseram temer a realização de qualquer tipo de protesto porque não sabiam como a lei seria aplicada.

Walker concordou e disse que seu discurso continua a ser frio porque a lei é vaga.

Ele disse que a legislação mudou a definição da lei comum de motim que o estado tem usado por décadas em algo que não é claro.

Jogar coquetéis molotov na delegacia com 10 de seus melhores amigos é claramente tumultuado, escreveu Walker, mas a nova lei não é tão específica.

Pablo Do Arrocha Abril 2021 - Músicas Novas ( Repertório ...

A lei proíbe a participação intencional em uma perturbação pública violenta, mas Walker determinou que o estado não define claramente o que é.

Desde que as marchas Black Lives Matter varreram o país após a morte de George Floyd, os estados liderados pelos republicanos estão introduzindo novas medidas para governar os protestos. (Mahlia Posey / The Washington Post)

É suficiente ficar passivamente perto da violência? ele escreveu. E se você continuar protestando quando a violência explodir? E se esse protesto envolver apenas ficar com uma placa enquanto outros lutam ao seu redor? Depende se o seu letreiro expressa uma mensagem a favor ou contra a aplicação da lei? Que tal filmar a violência? E se você estiver deixando o distúrbio e der a um desordeiro uma garrafa de água para lavar o gás lacrimogêneo de seus olhos?

DeSantis disse que o estado vai apelar. Quando questionado sobre a decisão de Walker em uma entrevista coletiva na quinta-feira, ele disse estar confiante de que o estado prevalecerá. Walker decidiu contra a administração DeSantis em outros casos, inclusive no ano passado, quando o estado reduziu os direitos de voto dos criminosos. A decisão de Walker foi anulada pelo Tribunal de Apelações dos EUA para o 11º Circuito.

Origem da vida: as teorias mais famosas sobre o tema

Essa é uma conclusão preordenada daquele tribunal, disse DeSantis sobre a decisão de Walker sobre o projeto de lei de choque. Eu garanto a você, vamos ganhar no recurso.

A administração de DeSantis também está apelando de uma decisão de um juiz diferente nesta semana que proíbe o estado de punir distritos escolares se eles decretarem mandatos de máscara para combater a disseminação do coronavírus.

A decisão de Walker sobre o projeto de lei de choque foi bem recebida pelos grupos que processaram o estado.

A ACLU considerou isso uma grande vitória para os defensores dos direitos civis e da justiça racial.

Artigos Interessantes