Principal De Outros Encontrando os tesouros sob o concreto em Tossa de Mar, Espanha

Encontrando os tesouros sob o concreto em Tossa de Mar, Espanha

Os guias podem dispensar a cidade, mas o autor encontrou uma experiência única em sua mistura de culturas.

O pintor francês Marc Chagall ficou tão impressionado com a qualidade da luz que encontrou em Tossa de Mar que apelidou a cidade costeira espanhola de Blue Paradise.

Enquanto minha esposa e eu estávamos deitados na cama uma noite, em um hotel a poucos quarteirões da principal rua comercial de Tossa, eu me vi mais fixado no barulho da cidade, especificamente aquele vindo dos foliões do lado de fora do nosso quarto.

Como é costume em muitas cidades mediterrâneas, as atividades sociais noturnas em Tossa começam uma hora depois da minha hora normal de dormir e continuam até altas horas da noite. Antes de chegar à Espanha, minha esposa e eu concordamos em nos adaptar, da melhor forma possível, ao estilo de vida mediterrâneo. Mas dois dias depois de nossa viagem, uma combinação de jet lag prolongado e o cansaço das turnês colocou o kibosh nesse plano. Sincronizar nossos corpos com os ritmos da costa espanhola permaneceu um objetivo ilusório.

Detalhes: Tossa de Mar, Espanha

casal branco apontando armas para manifestantes
1de 8 Reprodução automática em tela cheia Fechar Pular anúncio × Experiencing ‘saudade’ in Portugal Ver fotosSaudade, a famosa palavra portuguesa que não tem tradução adequada, pode ser descrita como um profundo estado de saudade de algo que você ama. Tornou-se um fio condutor que percorre todas as vertentes da sociedade portuguesa, a base da sua mentalidade, uma melodia que toca sempre subtilmente em segundo plano. Tornou-se um modo de vida português.A legenda Saudade, a famosa palavra portuguesa que não tem tradução adequada, pode ser descrita como um profundo estado de saudade de algo que você ama. Tornou-se um fio condutor que percorre todas as vertentes da sociedade portuguesa, a base da sua mentalidade, uma melodia que toca sempre subtilmente em segundo plano. Tornou-se um modo de vida português. A view of the municipality of Vila Velha de Rodao, Portugal. Matt McClain/The Washington PostAguarde 1 segundo para continuar.

Aninhada entre as montanhas cobertas de pinheiros e as costas escarpadas e rochosas da Costa Brava da Catalunha (também conhecida como Costa Selvagem), o trecho de litoral que vai da cidade turística de Lloret de Mar até a fronteira francesa, Tossa há muito atrai turistas de toda a Europa. Minha esposa e eu viemos aqui para a paisagem. Vários meses antes, estávamos folheando os guias da Costa Brava e descobrimos que cada um apresentava pelo menos uma foto de um castelo bem preservado com vista para uma praia.

Estávamos olhando para a Vila Vella, uma cidade medieval murada que fica em uma encosta rochosa com vista para a Platja Gran, a principal praia de Tossa. Essa justaposição de areia e castelo nos pareceu particularmente idílica, e parecia um destino onde poderíamos conciliar facilmente os dois desejos conflitantes inerentes às férias no Mediterrâneo: a vontade de passar horas relaxando em belas praias com uma bebida na mão e o impulso para visitar locais de beleza natural e importância histórica.

Embora cada um de nossos guias retratasse a Vila Vella, a cidade velha cuja parede de pedra do século XIV é tão desprovida de qualquer desgaste visível que parece tirada do filme El Cid de Charleton Heston, poucas das publicações tinham coisas positivas a dizer sobre Tossa em geral. Eles o condenaram como uma armadilha turística coberta de concreto, onde o desenvolvimento comercial destinado a atrair visitantes de fora da cidade e purgá-los de dinheiro arruinou os encantos históricos da cidade. Não pude deixar de me perguntar se essas críticas eram um pouco exageradas e, apesar dessas críticas negativas, colocamos Tossa em nosso itinerário.

Medievais e modernos

Quando chegamos à cidade, através de uma viagem de carro de Barcelona, ​​comecei a entender de onde vinham algumas das críticas acima mencionadas. Grande parte das seções mais recentes da cidade foram desenvolvidas em resposta a um boom turístico pós-Segunda Guerra Mundial que transformou Tossa de uma vila à beira-mar em uma cidade turística moderna de proporções modestas, e muitos dos edifícios mais novos carecem de caráter arquitetônico. Tossa é particularmente popular entre os britânicos, e passamos por vários restaurantes com placas anunciando o tradicional café da manhã inglês. Encontramos também um pub irlandês, e no bairro comercial perto da praia não faltavam lojinhas que vendiam figurinhas, canecas e outros kitsch.

Após o check-in em nosso hotel, fomos para o Platja Gran. Como minha esposa e eu temos tez semelhante à britânica (e deve-se notar que os nativos de Tossa uma vez se referiam aos turistas britânicos como lagostas pela maneira como sua pele fica vermelha depois de alguns dias ao sol), um guarda-sol e uma grande quantidade de protetor solar foram acessórios necessários. Apesar de nossos esforços de proteção, descobrimos que nossa pele estava ficando rosada depois de apenas uma hora na areia, então deixamos de tomar sol e fomos para a Vila Vella.

A Vila Vella é a única cidade medieval fortificada que permanece de pé na costa catalã. Dado esse significado, esperávamos que tivesse a sensação de algum museu antigo. Mas quando passamos pela entrada principal ainda agourenta do Vella, encontramos um próspero distrito comercial. Um punhado de restaurantes se alinhava nas sinuosas estradas medievais. As pessoas sentavam-se ao ar livre bebendo vinho e comendo paella, enquanto outras tiravam fotos em frente ao muro de pedra.

1de 25 Reprodução automática em tela cheia Fechar Pular anúncio × Um tour por Paris, comida em primeiro lugar Ver fotosPatricia Wells, crítica de restaurantes de longa data do International Herald Tribune e autora do Food Lover’s Guide to Paris, ainda vive, ensina e escreve na Cidade da Luz. Ela está atualizando seu guia clássico e lançou um aplicativo de telefone para viajantes.A legenda Patricia Wells, crítica de restaurantes de longa data do International Herald Tribune e autora do Food Lover’s Guide to Paris, ainda vive, ensina e escreve na Cidade Luz. Ela está atualizando seu guia clássico e lançou um aplicativo de telefone para viajantes. Patricia Wells, autora de livros de receitas e guias, bebe café no KB Cafeshop em Paris. Laura Stevens/Para o Washington PostAguarde 1 segundo para continuar.

Vindo dos Estados Unidos, onde os locais históricos tendem a segregar o preservado do moderno com placas de Não Toque e outros toques apropriados para a escola, achamos encantadora a integração de novos negócios em uma vila histórica. O Vila Vella tinha uma sensação acolhedora e caseira. Sentamo-nos em um restaurante, pedimos um prato de Rice Tossa, uma versão mais ensopada de paella cuja receita é originária desta cidade, e ficamos horas ali, como é o costume espanhol, saboreando copo após copo de vinho gelado e vendo as pessoas caminharem por.

quais ilhas do caribe estão abertas
Passando através

Passamos os próximos dias alternando entre deitar na praia e passear pelas várias seções de Tossa. Vimos a Villa de Els Ametllers, que os romanos construíram no século I a.C., e soubemos que antes da chegada dos romanos, os ibéricos haviam colonizado a área e a chamaram de Turissa, que ao longo dos anos se transformou em Tossa.

Visitamos o excepcional museu municipal, onde vimos o Violinista Celestial de Chagall. Na década de 1930, artistas europeus como Chagall afluíram à cidade para pintar à beira-mar e aproveitar o que um de nossos guias descreveu como uma sofisticada temporada de verão. Subimos o Monte Guardi e soubemos que foi o abade Ramón de Berga quem concedeu a Tossa uma carta de dependência no século XII e ordenou a construção de um castelo, dando assim a Tossa a sua marca registrada.

Em nossa última noite em Tossa, enquanto passeávamos pelo novo distrito comercial da cidade, não pude deixar de pensar que as pessoas que descartam Tossa como uma armadilha para turistas perdem um ponto mais profundo sobre a cidade e a região onde está localizada. Os catalães há muito se referem à sua terra natal como terra de pas, ou lugar por onde as pessoas passam. Essa frase pode parecer deprimente na primeira leitura, mas carrega uma conotação positiva, implicando que a Catalunha se beneficiou de séculos de viajantes que passaram e deixaram pedaços de sua cultura para trás.

Tossa é um excelente exemplo desse fenômeno. Os colonizadores ibéricos, os citadinos romanos, os pintores impressionistas e os turistas britânicos, que passaram um tempo significativo na cidade durante vários períodos da sua história, deixaram marcas indeléveis. Como resultado, Tossa equilibra sua identidade catalã com uma variedade de referências culturais absorvidas (algumas kitsch, outras profundas) de uma maneira muito única.

pessoa do ano 2020 da época

Os turistas que desejam uma experiência catalã diferente, em que os restaurantes oferecem apenas pratos tradicionais espanhóis e os comerciantes não tentam abertamente tirar dinheiro de seus visitantes oferecendo bugigangas baratas em troca, podem se sair melhor em Begur ou Cadaqués. Tossa combina com bom gosto o antigo com o novo de uma maneira que nunca é o que você espera.

Nossa última noite na cidade, nos aventuramos até a praia. Um palco havia sido montado no extremo norte, e vários músicos se revezavam entreter a multidão reunida. Comprei duas bebidas mistas superfaturadas e pequenas em um bar de praia de madeira, e minha esposa e eu bebemos contentes enquanto ouvíamos um músico britânico cover da música de Eagle-Eye Cherry, Save Tonight. Pode não ter sido a guitarra tradicional espanhola, mas era a quintessência de Tossa.

Depois de mais alguns drinques, voltamos cansados ​​para o hotel, enquanto o resto dos banhistas ficava. A noite deles estava apenas começando, enquanto a nossa mais uma vez estava chegando ao fim relativamente cedo.

Craft é um escritor freelancer em Arlington. Ele bloga em Remembertheaughts. com .

mapa da rota 66 | quanto tempo para dirigir

Mais de Viagens:

Em Barcelona, ​​marionetas em ascensão

Bar-hopping pelo centro-norte da Espanha

Em busca da sopa que derrubou seu pai

Uma escapadela de Natal em Ronda, Espanha

Guia de viagem

Somos participantes do Programa de Associados da Amazon Services LLC, um programa de publicidade de afiliados projetado para fornecer um meio de ganharmos taxas ao vincular a Amazon.com e sites afiliados.