Principal De Outros Um passeio de cerâmica ao longo da costa do Adriático

Um passeio de cerâmica ao longo da costa do Adriático

Um ceramista italiano leva seus alunos em um passeio memorável por sua cidade natal italiana.
Roberto Paolinelli, primeira fila, segundo a partir da esquerda, e seus alunos em visita ao Museu Acerbo em Pescara, Itália. (Nancy Coviello)

Nossos leitores compartilham histórias de suas divagações ao redor do mundo.

Who: Roberto Paolinelli de Sterling, Virgínia, e seus alunos de cerâmica na Escola de Idiomas Casa Italiana no Distrito: Denise Freeland de Alexandria; Barbara Gentile de McLean; Karen Hermansen de Herndon; e David Ciummo, Nancy Coviello, Carole Fournet e Carma Fauntleroy (autora), todos do Distrito.

o que aconteceu com elizabeth smart

Onde, quando, porque: Por mais de uma década, Roberto leciona pintura em cerâmica renascentista italiana no estilo Castelli na Escola Casa Italiana no distrito. Por vários anos, seus alunos pediram a ele para fazer um tour pelo lugar na Itália onde ele cresceu, treinou e trabalhou como artista profissional antes de se aposentar no norte da Virgínia. Depois de muito insistir, ele finalmente concordou em mostrar aos alunos sua cidade natal, Pescara, na Itália, por uma semana em outubro. Roberto e seu irmão, o artista Albano Paolinelli, que ainda vive em Pescara, guiaram os alunos a museus de cerâmica e oficinas de artistas nas províncias de Pescara, Teramo e Chieti, na região de Abruzzo, na Itália.

Telhas cerâmicas do teto na Igreja de San Donato em Abruzzo, Itália. (Nancy E. Coviello)

[Interessado em compartilhar sua própria história 'What a Trip'? Aplique aqui. ]

Destaques e pontos altos: O teto da Igreja de San Donato em Castelli é composto por 780 azulejos policromados que datam do início do século XVII e retratam brasões, figuras humanas, animais e desenhos de arabescos. A tensão no pescoço necessária para olhar para esses azulejos valeu a pena. O Museu Acerbo em Loreto Aprutino exibe obras impressionantes de Francesco Antonio Grue (1686-1746), o mestre de todos os tempos da pintura ao estilo de Castelli. Em Pescara, a esplêndida coleção do Museo Paparella Treccia-Devlet apresenta peças das principais oficinas familiares do estilo Castelli. Ambos os museus herdaram as coleções de indivíduos apaixonados por preservar a tradição histórica da majólica da região. Um presépio monumental no Istituto Statale d'Arte per la Ceramica, também em Castelli, ostenta 54 estátuas de cerâmica gigantescas em estilo modernista, produzidas por professores e alunos da escola ao longo de uma década, a partir de 1965. personagens foi destaque em uma exposição internacional que viajou para Roma, Jerusalém, Belém e Tel Aviv antes de retornar ao instituto para exibição permanente.

Conexão ou desconexão cultural: Agridoce foi o reconhecimento de que a indústria de cerâmica pintada à mão, um marco econômico de muitas cidades italianas durante séculos, está diminuindo. Artistas e oficinas tradicionais estão desaparecendo com o declínio do mercado pós-recessão para esse artesanato histórico e com a estética comercial moderna e a saída de jovens adultos para oportunidades de trabalho em áreas urbanas. Todos nós percebemos o quão precioso e fugaz era este momento, e a experiência é algo que sempre guardaremos com carinho.

Maior risada ou choro: Quando um
Roberto, com o jet lag, que estava atuando como nosso intérprete, acidentalmente falou inglês com nossos anfitriões italianos e italiano com seus alunos americanos, todos nós rimos – incluindo nosso motorista italiano – mais do que algumas vezes.

Que inesperado: Muitos alunos do nosso grupo viajam frequentemente para os destinos de arte e cultura de renome mundial da Itália, sempre encontrando moradores que falam inglês em áreas populares entre os turistas. Esse não foi o caso em Pescara, onde os italianos se reúnem para férias à beira-mar, e em outras partes de Abruzzo. Em um restaurante de frutos do mar altamente recomendado, a equipe de
Pessoas de 20 e poucos anos até trouxeram tablets eletrônicos para fornecer traduções em inglês dos itens do menu diário listados no quadro-negro.

por que hitler odiava os judeus

Melhor lembrança ou lembrança: As inúmeras obras-primas de cerâmica encontradas em nossas viagens com Roberto promoveram uma apreciação mais profunda do estilo Castelli, sua importância no desenvolvimento e arte de nosso próprio maestro, e a contribuição que ele está dando para preservar a tradição Castelli através do ensino da arte da decoração cerâmica.

Para nos contar sobre sua viagem, acesse washingtonpost.com/travel e preencha o formulário What a Trip com suas melhores lembranças, melhores momentos e fotos favoritas.

Somos participantes do Programa de Associados da Amazon Services LLC, um programa de publicidade de afiliados projetado para fornecer um meio de ganharmos taxas ao vincular a Amazon.com e sites afiliados.