Principal De Outros Evite os megarortas do México em Tulum, uma meca hipster na Península de Yucatán

A cidade litorânea oferece atividades fora da praia apenas o suficiente para evitar a letargia.
As ruínas maias no extremo norte de Tulum, no México, datam de cerca de 1200 d.C. e servem como um destino turístico popular. (Kate Silver/Para o Washington Post)

É meia-noite no México, e meu marido e eu estamos sentados em silêncio no banco de trás de um pequeno carro cinza, a cerca de uma hora e meia de onde queremos estar – Tulum. Estamos no limite, porque temos certeza de que os dois caras no banco da frente, que encontramos no aeroporto de Cancun alguns minutos atrás, estão nos enganando. Neil está calculando se pode pegá-los, caso as coisas deem errado. Fico me perguntando por que, no meio da Rodovia 307, há redutores de velocidade do tamanho de grandes tartarugas que fazem com que os carros diminuam a velocidade.

anthony fauci dr judy mikovits

[ O melhor momento para comprar passagens aéreas e outros conselhos de viagem para 2017 ]

É um começo difícil para uma lua de mel.

Escolhemos Tulum, que fica no estado de Quintana Roo, na Península de Yucatán, no México, porque oferece férias relaxantes na praia, com a areia branca açucarada e o azul do Caribe, além de atividades não praianas suficientes para evitar a letargia. Fui atraído pela ideia de explorar ruínas, mergulhar com snorkel em cavernas e navegar por uma cena sofisticada de comida e coquetéis em uma área praticamente desprovida de megaresorts. Mas agora, enquanto caminhamos por uma estrada escura com resorts palacianos com tudo incluído que bloqueiam completamente qualquer tipo de vista para o mar, estou me perguntando no que nos metemos.

[ Como se manter seguro enquanto viaja para o exterior ]

Nosso voo atrasou cerca de cinco horas por causa de uma tempestade de inverno em Chicago, pousando por volta das 23h. no Aeroporto Internacional de Cancún. Para encurtar a história, o cara da locadora de carros que deveria nos encontrar no Terminal 3 não estava lá. Incapaz de falar com alguém por telefone no escritório de aluguel de carros, estávamos tentando descobrir como chegaríamos a Tulum. Ao nosso redor, as luzes do terminal estavam realmente se apagando.

Foi quando um cara usando um crachá do aeroporto se ofereceu para nos ajudar. Ele pegou um telefone do aeroporto e conseguiu falar com nossa locadora de carros – ou assim ele disse – e informou que estava fechando e não tinha carros. Ele nos disse que pegar um táxi de US$ 195 era nossa única opção. Depois de nos apontar para um caixa eletrônico, ele nos levou até aquele carro cinza, colocou nossa bagagem no banco de trás e depois pulou no banco do passageiro da frente (onde, curiosamente, uma caixa de pizza o esperava). Você vem com? Neil perguntou, confuso. Ele disse que seu chefe disse que ele tinha que fazer. Ele disse que era o chefe de hospitalidade do aeroporto, ou algo nesse sentido. Seu trabalho, ele explicou com um sorriso, era acalmar os temores dos visitantes sobre o México. Sorrimos de volta, nervosos. Não é assim que funciona em Chicago, eu disse.

Depois de uma longa e tranquila viagem, chegamos em segurança a Azulik, o hotel Tulum à beira-mar, à beira do penhasco, em que gastamos nas duas primeiras noites da viagem de seis noites. O meio da noite não é o momento ideal para fazer check-in em um hotel ecologicamente correto que se orgulha de não ter eletricidade, mas a equipe gentilmente nos guia com lanterna por um caminho de madeira elevado, por entre as copas das palmeiras, levando-nos ao nosso quarto, um gracioso bangalô circular forrado de espelhos e janelas, em vez de paredes, e coberto com um telhado de palha. Enquanto uma mulher acende pequenas velas ao redor do espaço, saímos no pátio para respirar o ar salgado e úmido e ouvir as ondas rugindo. Então rastejamos sob o mosquiteiro branco da cama, exaustos.

Empoleirado em um penhasco com vista para o Caribe, o pátio do hotel Azulik dá lugar a vistas para o mar que se estendem por quilômetros e quilômetros. (Kate Silver/Para o Washington Post)Williamsburg de Quintana Roo

O sol já estava alto sobre o Caribe no momento em que permito que meus olhos se abram. Eu deslizo pela rede transparente, arranhando as mordidas que ela não conseguiu evitar, e entro em nosso pátio. O mar cristalino se estende por quilômetros em todas as direções, batendo na ardósia
rochas coloridas abaixo. Escolhemos este hotel por esta vista. O vídeo on-line que assistimos, com sua trilha sonora de flauta de pan, nos seduziu ao ampliar os belos convidados que se deleitavam em terraços privativos à beira-mar. Neil se junta a mim e experimentamos nossos muitos móveis ao ar livre, primeiro deitados na cama giratória circular do pátio, depois empoleirados em um balanço de madeira e, finalmente, deitados de costas em nossa banheira de mosaico ao ar livre. Então uma equipe de trabalhadores começa a bater no pátio ao lado, e tomamos isso como nossa deixa para sair.

Alugamos bicicletas no hotel e pedalamos cerca de 10 minutos até a cidade, conhecida como pueblo, onde moram os moradores. Embora grande parte dessa área pareça uma comunidade pequena, sonolenta e empoeirada com fileiras de casas atarracadas e de telhado plano, não demora muito para identificar o elemento hipster - um número estranho de barbas e coques masculinos - que recentemente inspirou Nova York Revista para proclamar Tulum o Williamsburg do México. No café Ki'Bok, um barbudo amigável que pode ter um sotaque californiano serve a nós americanos gelados para rivalizar com qualquer um. Os descolados mais bronzeados e barbudos do vizinho Batey bebem mojitos naturais feitos com cana-de-açúcar fresca em vez de açúcar. Até mesmo um outdoor ostenta um homem barbudo de pele clara usando um chapéu fedora. É assim que eles pensam que todos nós nos parecemos! sussurra meu marido, sua própria barba de férias começando a aparecer.

Tulum oferece férias relaxantes na praia com outras atividades suficientes - incluindo uma cena sofisticada de comida e coquetéis - para evitar a letargia. (Kate Silver/Para o Washington Post)

Paramos no posto avançado de Tulum da America Car Rental, a mesma empresa que esperávamos comprar um carro em Cancun, e o homem que trabalha lá confirma que fomos realmente enganados no aeroporto na noite anterior. O escritório de aluguel de carros estava, de fato, aberto em um terminal diferente e, de fato, tinha nosso carro pronto e esperando. O homem com o crachá do aeroporto cujo trabalho era manter os visitantes seguros? Ele aparentemente estava falando ironicamente. O escritório tem um único carro disponível e aluga para nós, tsking apenas uma vez em nossa ingenuidade.

Snorkeling entre estalactites

Depois de mais uma noite no Azulik (e outra manhã interrompida por trabalhadores), trocamos aquele glorioso pátio por um mais modesto – e mais privado – no Nueva Vida de Ramiro, hotel que reservamos mais ao sul da zona hoteleira da cidade. Nosso quarto no segundo andar é um bangalô espaçoso e confortável (esse estilo é a coisa certa em Tulum), com vistas sedutoras da praia de areia fina, ondas azuis e palmeiras com cocos pendurados. Uma única estrada atravessa esta parte da cidade e, a oeste, é pontilhada de bares ao ar livre, restaurantes descontraídos ao ar livre e selva. A leste, há mais bangalôs e uma praia de areia branca que se estende por quilômetros. Em nossas longas caminhadas diárias, notamos que os transeuntes – quando há – tendem a ser casais, e um deles costuma estar de calça de ioga. Como as barbas, a ioga é uma coisa e tanto aqui.

Dirigimos até o extremo norte da cidade até as Ruínas de Tulum, que datam de cerca de 1200 d.C., e nos juntamos a uma multidão de pessoas caminhando por uma passagem na espessa parede de calcário que cerca a comunidade em três lados. Dentro do muro, estendendo-se à nossa frente, estão colinas suavemente onduladas, extensões bem cuidadas de grama verde-clara e estruturas maias rochosas de todas as formas e tamanhos. O pano de fundo: aquele oceano azul-marinho. Uma escada íngreme leva à praia, e dezenas de pessoas se divertem no mar. Mas nuvens de chuva pairam acima, então voltamos para o carro.

No dia seguinte, a chuva continua, tornando-se uma ótima desculpa para explorar os cenotes da região, que são dolinas de água doce onde você pode nadar. Dos Ojos, a cerca de 32 quilômetros ao norte das Ruínas de Tulum, significa dois olhos duas cavernas que você pode explorar. Alugamos equipamento de mergulho e seguimos um caminho para os cenotes, pulando o primeiro, que é repleto de risadas enquanto mergulhadores armados com lanternas mergulham. Passamos pela água e sobre seixos até uma segunda caverna. Sob cavernas baixas de calcário pingando estalactites, somos as únicas pessoas lá, mas não estamos sozinhos. Posso ver peixes prateados nadando abaixo de mim, correndo sobre as rochas escuras. Lá em cima, na caverna escura, percebo o esvoaçar ocasional de um morcego.

execuções federais de pena de morte 2020

Uma mulher mergulha com snorkel em um dos cenotes Dos Ojos, ou sumidouros de água doce. Dos Ojos, a cerca de 32 quilômetros de carro ao norte das Ruínas de Tulum, se traduz em dois olhos - nomeados para as duas cavernas em que você pode nadar. (Emmanuel Lattes/Alamy)

A chuva para no dia seguinte, então nos aventuramos em Akumal, uma cidade que, de acordo com nosso guia, parece que Tulum se sentiu há cerca de 20 anos, antes dos turistas e do desenvolvimento. Se a praia forrada de resorts é alguma indicação, eu não chamaria esse lugar exatamente de rústico. Mas a parada é, de longe, o ponto alto da viagem: nadamos com tartarugas marinhas. Em uma barraca à beira-mar, entregamos US$ 20 cada a um guia de Piratas de Akumal, que nos conduz até a água. Nadamos ao redor, tentando ver através das ondas nebulosas. O guia chama, Tortuga! (Tartaruga!), e diz: Chegando! A cabeça lisa da tartaruga, com seu rosto marrom e branco enrugado, rompe a superfície, suas nadadeiras batendo. Nós a observamos balançar por alguns minutos, nadando, imune às nossas próprias nadadeiras, e depois desaparecendo debaixo d'água. Ao longo de uma hora, vemos mais cinco tartarugas, nadando abaixo de nós ou emergindo para respirar. Nosso guia nos diz que na verdade é uma contagem baixa, mas estamos ambos tontos.

À noite, nosso maior desafio é escolher onde comer. Uma noite, é o ensopado de coelho com tortilhas de milho frescas à luz de velas no Cenzontle, um local moderno onde lâmpadas antigas e molduras vintage pontilham o espaço ao ar livre. Temos um gostinho da cena de coquetéis artesanais aqui. O Ella Fitzgerald, com limão, abacaxi, jalapeño, xarope de agave e tequila, é como uma mensagem em uma garrafa: vá além da margarita! Outra noite, vamos ao La Zebra, um restaurante à beira-mar perto do nosso hotel, para empanadas com pimenta e limão.
gafanhotos assados ​​(eles são mais uma textura crocante do que um sabor) e cochinita pibil, que é carne de porco desfiada ao estilo maia assada em uma folha de bananeira que é incrivelmente popular (e por boas razões) por essas partes. De sobremesa, sorvete de coco. Sempre e onde eu puder encontrá-lo.

No final da semana, damos uma última caminhada pelas areias macias e tiramos uma foto final daquele azul turquesa, depois arrumamos as malas e entramos no carro, rumo ao aeroporto de Cancun. À medida que meu marido passa lentamente por aquelas lombadas no meio da estrada, podemos olhar para trás em nossa desventura inicial com um pouco de perspectiva. Concordamos que os US$ 195 que pagamos pela viagem até aqui podem ter sido uma pechincha. Deixados por nossa conta, quem sabe como seria esse carro alugado depois que dirigimos a toda velocidade sobre o primeiro conjunto de solavancos? Golpe ou não, talvez houvesse algum tipo de elemento de segurança para toda aquela provação, afinal.

Silver, um escritor freelance, é o autor de Frommer's 2015 EasyGuide to Chicago .

Mais de viagens:

México: um guia para quais partes são seguras para viajar e quais são perigosas

Quando os americanos enfrentam problemas no exterior, esses expatriados entram em ação

O cantor Justin Bieber pediu para deixar as ruínas de Tulum, no México

Se você for onde ficar

A nova vida de Ramiro

Rodovia Tulum Boca Paila Km. 8,5

011-52-984-877-8512

tulumnv.com

Escolha entre 33 unidades, cada uma com uma personalidade distinta (ficamos no Deseo) e vistas que vão do oceano à selva, com tamanhos que variam de quarto pequeno a casa cheia. Os preços são acessíveis e o atendimento é de primeira. As taxas começam em $ 100 e vão até $ 750 em torno do Natal.

Azulik

Rodovia Tulum Ruinas Km. 5

1-866-471-3472

azulik. com

Projetado para casais, os quartos e pátios são fantásticos – a menos que haja uma equipe de trabalhadores a 15 pés de distância. Solicite um quarto silencioso antes de reservar. Os quartos começam em $ 184 com vista para a selva. Quartos com vista para o mar começam em $ 224.

Onde comer

Cenzontle

Tulum Boca Paila Rodovia Km. 7,3

peixes com dentes como humanos

011-52-984-106-3512

cenzontletulum. com

Coquetéis artesanais e um menu criativo com pratos como carnitas de pato, empanadas recheadas com hibisco e birrea de coelho, servidos ao ar livre em um ambiente glamouroso à luz de velas, onde você pode usar sandálias, mas ainda se sentir chique. Os pratos principais custam cerca de US$ 10.

A zebra

Rodovia Tulum a Boca Paila Km. 8,2

011-52-984-115-4728

caminhão blindado perde dinheiro 2019

lazebratulum.com/restaurant-bar

Contemple o oceano enquanto saboreia os clássicos maias, como a cochinita pibil (carne de porco desfiada maia assada em uma folha de bananeira) e margaritas fortes. As entradas custam a partir de US$ 15.

Em formação

todotulum.com

- K. S.

Somos participantes do Programa de Associados da Amazon Services LLC, um programa de publicidade de afiliados desenvolvido para fornecer um meio de ganharmos taxas vinculando à Amazon.com e sites afiliados.