Principal Mix Matinal Um negro desarmado de 23 anos morreu depois que a polícia o deteve. O governador do Colorado quer uma nova investigação.

Estou ouvindo muitos coloradanos que expressaram preocupação com a investigação da morte de Elijah McClain ', disse o governador Jared Polis (D-Colorado) em um tweet na quarta-feira.

Enfrentando a crescente pressão do público, o governador do Colorado Jared Polis (D) prometeu na quarta-feira explorar como o estado poderia reexaminar a morte de Elijah McClain em 2019, um homem negro de 23 anos que morreu após ser detido enquanto caminhava por lá a rua em Aurora, Colo.

A morte de McClain voltou aos holofotes públicos durante o último mês de manifestações contra o racismo e a brutalidade policial, após a morte de George Floyd, que foi morto depois que a polícia em Minneapolis o prendeu no chão por vários minutos.

McClain estava voltando para casa usando uma máscara de esqui e dançando ao som da música em 24 de agosto de 2019, quando alguém ligou para o 911 para denunciá-lo como suspeito. A polícia tentou impedi-lo, mas ele continuou andando, insistindo que não havia feito nada de errado e que tinha o direito de continuar sua caminhada.

Então, oficiais abordou ele , colocou-o em um estrangulamento e conteve-o. Um paramédico que chegou ao local mais tarde injetou quetamina nele para subjugá-lo. McClain teve um ataque cardíaco ao ser levado para o hospital. Ele sofreu danos cerebrais e foi colocado em aparelho de suporte de vida até morrer em 30 de agosto de 2019, o Denver Post relatado .

Após uma investigação interna, o Departamento de Polícia de Aurora encontrado os policiais envolvidos na parada agiram dentro dos limites da política e do treinamento aceitáveis. O procurador distrital local declinou para processar quaisquer acusações criminais relacionadas à morte de McClain.

A cidade havia proposto uma revisão independente do caso, mas depois que o primeiro homem escolhido para chefiar o inquérito revelou ser um ex-policial, os funcionários da Aurora desistiram da tentativa e pediram ao administrador da cidade que nomeasse outro investigador.

Celebridades gostam Michelle Branch e Kacey Musgraves recentemente expressaram apoio a uma nova investigação sobre a morte de McClain, e um petição online para suspender os policiais e reconsiderar o caso tem mais de 2,6 milhões de assinaturas.

A confiança pública em nosso processo de aplicação da lei é incrivelmente importante agora mais do que nunca, disse Polis no Twitter. Estou ouvindo muitos coloradanos que expressaram preocupação com a investigação da morte de Elijah McClain. Como resultado, instruí meu conselho jurídico a examinar o que o estado pode fazer e estamos avaliando as próximas etapas.

Apesar da vontade de Polis de prosseguir com uma investigação em nível estadual, resta saber se ele pode ordenar tal ação. As tentativas anteriores de intervir nas investigações da polícia local não tiveram sucesso, relatou o Denver Post.

Alguns oficiais locais da Aurora expressaram apoio para potencialmente reexaminar o caso, no entanto.

O prefeito Mike Coffman (R) acelerou na quarta-feira uma votação para escolher um novo investigador independente para examinar as ações da polícia e dos paramédicos envolvidos na morte de McClain. O vereador Curtis Gardner enviou uma carta em nome do comitê de segurança pública da cidade ao gerente da cidade, instando-o a nomear um investigador neutro para dar uma segunda olhada no caso.

Nos últimos dias, recebemos milhares de contatos de todo o país - telefonemas, mensagens de texto, e-mails e tags de mídia social, disse o comitê na carta. A comunidade deixou claro que apóia nosso apelo por uma investigação independente.