Principal De Outros Aventuras na intocada Vanuatu, as ilhas de altos e baixos

Aventuras na intocada Vanuatu, as ilhas de altos e baixos

Uma família se aventura um pouco mais do que esperava em Vanuatu, uma nação insular no Pacífico Sul. 1de 23 Reprodução automática em tela cheia Fechar Pular anúncio × Uma beleza crua no Pacífico Sul Ver fotosAs ilhas de Vanuatu, um destino de férias único, oferecem paisagens tropicais intocadas e moradores amigáveis.Legenda As ilhas de Vanuatu, um destino de férias único, oferecem paisagens tropicais intocadas e habitantes amigáveis. Vira, um homem de Wailapa, South Santo, Vanuatu, carrega taro e outros alimentos colhidos em um de seus jardins em agosto de 2014. Oitenta por cento dos 250.000 cidadãos de Vanuatu – conhecidos como Nivans – habitam aldeias na selva espalhadas por 65 ilhas. Michael Spear HawkinsAguarde 1 segundo para continuar.

O telefone do hotel tocou às 5h54. Despertada de um sono profundo, a advogada australiana Veronica Riding, de 40 anos, atendeu o telefone grogue.

Bom dia, senhora, disse uma voz amiga do outro lado. Eu te dei minha tocha ontem à noite. Você se importaria de devolver?

2020 pessoa do ano

Riding, seu marido, dois filhos e minha família de quatro pessoas chegaram tarde na noite anterior ao Warwick Le Lagon Resort and Spa, um dos cinco grandes hotéis da principal ilha de Efate, em Vanuatu. A lanterna foi emprestada de um porteiro. Ele queria de volta. Agora.

Vanuatu (van-oo-AH-too) é um dos destinos de férias mais crus do Pacífico Sul. Em uma época em que os viajantes esperam conveniências modernas e serviço rápido, o arquipélago é um retrocesso a uma era antes do Wi-Fi gratuito, isenções de responsabilidade legal e Taylor Swift. Suas ilhas oferecem - e é por isso que fomos - paisagens tropicais intocadas, moradores amigáveis ​​e uma herança que se baseia na antiga cultura melanésia, na França colonial e no famoso explorador britânico James Cook.

Ex-protetorado francês e britânico, Vanuatu conquistou a independência em 1980. Oitenta por cento de seus 250.000 cidadãos – conhecidos como Nivans – habitam aldeias na selva espalhadas por 65 ilhas. Uma forma de inglês pidgin, Bislama, é a língua nacional. A maioria das famílias vive em cabanas de palha; arcos e flechas ainda são usados ​​para caçar (incluindo morcegos conhecidos como raposas voadoras), e crianças de até sete anos empunham facões afiados contra a folhagem espessa.

Nosso plano para uma pausa tropical de uma semana de nossa casa na Austrália deu errado antes de começar. Deve ser 31 / doisde uma hora de voo de Sydney para a capital de Vanuatu, Port Vila. Mas o aeroporto internacional de Vanuatu não possui um sistema de pouso por instrumentos, o que significa que até algumas grandes companhias aéreas lutam para pousar durante o tempo chuvoso, o que é comum. Nossos pilotos da Virgin tentaram três vezes antes de desistir. Em seguida, voamos para Fiji, reabastecemos e voltamos para Brisbane, uma viagem de ida e volta de cerca de oito horas.

Port Vila, capital de Vanuatu, vista de um pequeno Cessna usado para passeios de ilha em ilha. (Michael Spear Hawkins)

Chegamos a Port Vila na noite seguinte, exaustos. A ligação da lanterna da manhã foi, embora educada, indesejada. Mais tarde, o marido de Verônica, Alex, confrontou o funcionário do hotel.

Por que você me acordou tão cedo? ele perguntou.

Mas é dia, respondeu o funcionário.

Talvez eu te ligue bem cedo de manhã algum dia?

Sim, sem problemas, disse ele, sorrindo e oferecendo um aperto de mão amigável.

Ele era tão bom que achei impossível ficar com raiva, disse Alex mais tarde.

Depois do café da manhã, Alex deixou seus filhos na creche do resort. Tomamos posições ao redor da piscina principal, ilha coberta de palmeiras posicionada fotogenicamente ao fundo.

Depois de cerca de meia hora, uma criança de 3 anos passou. A criança, que estava desacompanhada, parecia familiar. O filho de nossos amigos havia fugido do Kids Club.

Estávamos apenas um dia em nossas férias e já estávamos nos perguntando o que iria dar errado a seguir. O padrão para a semana estava definido: era lindo, exótico, ocasionalmente assustador e muitas vezes ridículo. E diversão. Majoritariamente.

Colocando Vanuatu no mapa

O Le Lagon é de propriedade de Richard Chiu, um empresário formado pela Universidade de Cambridge, agora baseado em Paris, que opera cerca de 55 hotéis em todo o mundo. O grupo recebeu o nome de seu primeiro hotel, o Warwick New York na 54th Street, que ele comprou em 1980. Chiu investiu pesadamente no Le Lagon desde que o comprou há 11 anos. Ele construiu um campo de golfe de 12 buracos e uma nova piscina e aumentou o número de quartos para 143.

O gerente geral do hotel, Jeremy Walsh, neozelandês que trabalha em hotéis há 25 anos, faz parte de um grupo de líderes do setor que tentam melhorar os padrões e promover Vanuatu internacionalmente. Um dos maiores desafios: ensinar os funcionários do Nivan – muitos dos quais nunca saíram da ilha onde nasceram – como atender aos padrões dos turistas ocidentais.

É uma cultura muito tímida e pode ser confundida com grosseria, disse Walsh em entrevista. Eles odeiam conflito. Eles vão desengajar e não sabem o que fazer.

A língua é outra barreira. O francês é a segunda língua de Vanuatu, seguido pelo inglês. Walsh recomenda sempre pedir que os pedidos de comida e bebida sejam lidos como uma verificação de precisão. Baixas expectativas sobre a prontidão também ajudam. Se quiser almoçar à 1, peça às 12, disse ele. Nota: Quando a comida finalmente chega, geralmente é fresca, saudável e muito boa.

Quanto à criança de 3 anos que escapou, Walsh prometeu criá-la com sua equipe executiva. Isso não é algo que acontece ou deveria acontecer, disse ele. Nivans são muito, muito bons com crianças. O resort acabou sendo seguro o suficiente para que nossos filhos, um pouco mais velhos que os Ridings, tivessem rédea solta e adorassem.

Indo para a glória da cratera

Como outras nações insulares do Pacífico Sul, Vanuatu é especializada em esportes aquáticos: snorkeling, mergulho, pesca, vela e caiaque. Ele também tem um vulcão vivo.

O Monte Yasur fica na ilha de Tanna, 130 milhas ao sul de Port Vila. Quatro ou cinco empresas de turismo oferecem passeios, e Le Lagon organizou um passeio para nós através do Air Taxi Vanuatu, que se descreve como oferecendo os melhores preços e os mais rígidos padrões de segurança.

Depois de esperar uma hora no terminal de embarque doméstico em ruínas, fomos levados ao nosso avião. O monomotor de seis lugares Cessna de 1969 foi pintado de amarelo no estilo de um táxi de Nova York. O avião era tão antigo que tinha uma etiqueta no painel de controle que dizia: É permitido fumar, exceto durante as operações de decolagem, pouso, reabastecimento e emergências.

O piloto francês subiu para 7.500 pés e seguiu para o sul sobre o Oceano Pacífico através de chuva e nuvens. Apenas o piloto tinha um fone de ouvido. O resto de nós teve que gritar para se comunicar acima do barulho. Estava tão apertado que eu, sentado ao lado do piloto, inadvertidamente destranquei a porta quando a bati e me virei para dizer alguma coisa. (Não destravou.)

Tanna apareceu depois de uma hora, uma espessa massa de selva verde cercada por penhascos. A pista estava pavimentada, mas não nivelada – encontramos um grande solavanco bem no ponto de pouso.

Em Vanuatu, meninos posam em um emaranhado de galhos de árvores e trepadeiras. O arquipélago da ilha é felizmente livre de desenvolvimento denso, cheio de moradores amigáveis ​​e tem uma herança baseada na antiga cultura melanésia, na França colonial e no explorador James Cook. (Michael Spear Hawkins)

Um par de SUVs estavam esperando. Partimos para a selva. A estrada de terra esburacada e de pista única teria feito justiça a uma rota de abastecimento de Guadalcanal durante a Segunda Guerra Mundial. Dois franceses na casa dos 20 anos estavam sentados no chão da área de carga de um dos veículos, agarrados à borda. Não sei como suas espinhas sobreviveram.

Depois de uma hora e meia, o verde denso se abriu para um campo cinza. Tínhamos atingido a planície de lava na borda oeste de Yasur. Liberados da trilha da selva, os veículos aceleraram em torno da base do vulcão de 300 metros de altura, abrindo novos rastros nas cinzas virgens. Um leito seco de riacho serpenteava pelo terreno. Pedaços alaranjados de lava, há muito resfriados e solidificados, emergiram das cinzas, adicionando cor à paisagem enquanto corríamos alegremente.

Então, frustrantemente, voltamos para a selva novamente. A caminhada até o lado íngreme levaria uma hora, disseram nossos guias, então eles pretendiam nos levar a um ponto de acesso fácil do outro lado. Também passamos por um pedágio administrado pela tribo local que possuía o local do vulcão.

Finalmente, chegamos. Uma caixa postal oficial de Vanuatu e um Think Safety! sinal marcou o início de um caminho curto para a borda. Nosso guia apenas disse: Se você ouvir uma explosão, não corra. Puxe sua câmera para fora e olhe para o céu.

Na hora, houve uma explosão. Rochas foram arremessadas para o céu e caíram de volta na cratera. Um estremecimento de medo percorreu nosso grupo.

Dos SUVs, era uma curta caminhada até a borda. No topo, não havia restrições de movimento – sem cercas ou mesmo sinais de alerta.

Do ponto de vista inicial, era impossível ver o fundo das duas crateras do vulcão. Nosso guia estava sentado brincando com seu celular (havia cobertura) e não ofereceu nenhum conselho. Uma nuvem de enxofre flutuou sobre o grupo, sufocando meu filho de 9 anos. Eu vou morrer? ele perguntou. (Ele estava bem.)

Vanuatu é especializada em esportes aquáticos e turismo.

Como a empresa de turismo queria fazer um voo panorâmico antes do anoitecer, nos disseram para estarmos prontos para sair em 30 minutos. Pareceu um pouco abrupto, já que acabaríamos tendo passado mais de seis horas viajando de e para o local.

Saí ao longo da borda, que tinha cerca de um metro de largura, com meu filho. No começo, não percebi que minha filha de 7 anos estava pulando atrás de nós, aterrorizando sua mãe. Vapor saía das crateras. A cada dois ou três segundos, um estrondo baixo soava, significando pequenas explosões que lançavam pedaços brilhantes de rocha derretida. Regularmente, talvez a cada quinze minutos, uma explosão maior enviava detritos para o céu acima de nós. Uma dessas pequenas pedras caiu a 18 metros de mim.

A parede interna da cratera era íngreme – muito íngreme e escorregadia para uma pessoa escalar. Cenários de morte corriam pela minha mente. Imaginei que, se escorregasse, provavelmente conseguiria deter minha queda antes do fundo. Mas eu ficaria preso. Eu seria queimado por lava voadora? Eu morreria de exposição ao calor antes de poder ser resgatado? Não havia nem corda nos carros.

Minha esposa admitiu mais tarde que estava com tanta raiva que permiti que nossos filhos explorassem que ela fantasiou brevemente sobre a credibilidade das ruas de perder o marido para um vulcão.

A última vez que Yasur matou alguém foi em 1994, quando um turista japonês foi atingido por uma pedra durante uma erupção. Ela não foi a única que morreu – assim como seu guia e motorista local. Mas nossos acompanhantes de Nivan disseram que o turista insistiu em entrar quando não era seguro e foi responsável pela morte dos três.

eu não tinha tanta certeza. Em qualquer ambiente onde a vida esteja em equilíbrio, não somos responsáveis ​​por nossas próprias escolhas? Refleti sobre essa questão no caminho de volta para Port Vila, pois o medidor de combustível do Cessna mostrava que ambos os tanques estavam quase vazios.

Após um pouso sem intercorrências, mencionei isso ao piloto-chefe da companhia aérea, que não estava pilotando nosso avião. Ele me disse que faltavam 80 minutos de combustível. Você não pode confiar nos medidores de combustível dessas aeronaves, disse ele. Muito combustível não é tão bom se você bater.

Quando saí, nosso piloto do voo me encorajou a dar feedback no TripAdvisor.

Ao todo, Vanuatu parecia um primeiro encontro no ensino médio. Ambos os lados estavam ansiosos, mas a experiência foi desafiada pelo constrangimento e inexperiência.

como ir para a antartica

Vila de Porto Orly. (Michael Spear Hawkins)

Dito isto, tivemos um bom tempo. As crianças, alheias às frustrações dos adultos, não poderiam estar mais felizes com sua liberdade, tanto física quanto econômica: montaram uma barraca de coco e arrecadaram dinheiro suficiente para um coquetel sem álcool.

O resort não era caro. Não tivemos aquela sensação horrível de estar sobrecarregado. E o que não há para aproveitar ao sentar em uma piscina tropical com os amigos, comer refeições saborosas e fartas, beber e ler?

Em nossa última noite em Le Lagon, recebemos uma ligação da recepção às 4h30. Seu voo para Sydney sai às 7h, disse a voz amigável.

Obrigado, mas estamos às 15h20. para Brisbane, minha esposa respondeu. Rolamos e voltamos a dormir. Eles vão acertar algum dia.

Aaron Patrick é editor-adjunto da Australian Financial Review.

Mais de Viagens:

A arte subterrânea da Espanha

Don snorkel, ver comida: Mergulhe no golfo para vieiras

A arte inesperada e inesperadamente comovente de Detroit

Guia de viagem

Se você for Chegar lá

A Fiji Airways oferece um voo de duas paradas do Aeroporto Internacional de Dulles para Port Vila a partir de US$ 2.551 ida e volta.

Onde ficar

Warwick Le Lagon Resort & Spa

Rua Elluk, Lagoa Erakor

011-678-22313

warwickhotels.com/le-lagon-resort

Um resort familiar perto da capital, Port Vila, com campo de golfe, quadras de tênis, vela, caiaque e complexo de piscinas. Quartos a partir de $ 226.

Holiday Inn Resort Vanuatu

Parque Tassiriki

011-678-22040

vanuatu.holidayinnresorts.com

Também perto de Port Vila, tem uma lagoa privada, duas piscinas, campos de ténis e um campo de golfe. Quartos a partir de 0.

Onde comer

O jardim dos sabores

Rua Elluk, Lagoa Erakor

011-678-25405

Considerado um dos melhores restaurantes de Vanuatu, o Le Jardin des Saveurs serve cozinha francesa clássica, incluindo caracóis. A sala de jantar tem vista para o campo de golfe Le Lagon. As entradas custam a partir de US$ 20.

Restaurante L'Houstalet

Avenida Capitão Cook

011-678-22303

O prato de assinatura do chef francês Clement Martinez, que abriu o L'Houstalet em 1973, é o Flying Fox das ilhas. Também serve pizza e pratos tradicionais franceses. O restaurante casual tem mesa de sinuca e bar. As entradas custam a partir de US$ 18,50.

O que fazer

Excursão ao vulcão Monte Yasur

Táxi Aéreo Vanuatu, Aeroporto Port Vila

011-678-555-44206

www.airtaxivanuatu.com

Um voo de uma hora para o voo em um avião leve até a ilha de Tanna e duas horas de carro até o vulcão em SUVs. Os operadores turísticos solicitam aos clientes que cheguem ao aeroporto às 7h30 e pretendem regressar ao aeroporto às 15h45. $ 360 por adulto e $ 240 por criança, incluindo um almoço simples.

Em formação

vanuatu.travel

— A. P.

Somos participantes do Programa de Associados da Amazon Services LLC, um programa de publicidade de afiliados projetado para fornecer um meio de ganharmos taxas ao vincular a Amazon.com e sites afiliados.